council-of-dads-1 Crédito: Fox Premium/Divulgação

Council of dads é história sobre como viver em meio ao luto

Publicado em Séries

Com apenas uma temporada, Council of dads está disponível para assinantes do Fox Premium

Lançada em março do ano passado nos Estados Unidos, a produção Council of dads — Lembranças do meu pai estreou em novembro no Brasil pelo canal Fox Premium. Com apenas uma temporada de 10 episódios, a produção acompanha a história de uma família que precisa lidar com a morte do patriarca, numa narrativa digna de conquistar o público fiel de This is us. A produção é inspirada no livro homônimo de Bruce Feiler.

Council of dads começa apresentando o clã Perry encabeçado por Scott (Tom Everett Scott) e Robin (Sarah Wayne Callies). O casal vive numa casa grande às margens de um lago, numa rotina feliz com os filhos Luly (Michele Weaver) — fruto de um relacionamento anterior de Scott –, Theo (Emjay Anthony), Charlotte (Thalia Tran) — filha adotiva — e JJ (Blue Chapman) — criança transgênero.

Logo no primeiro episódio da série, o espectador é levado a verdadeira narrativa da produção, que não é apenas acompanhar essa família, mas ver esse grupo ter que lidar com o luto após a morte repentina de Scott, o grande pilar da família, ao descobrir um câncer incurável.

Pai e marido atencioso, o personagem deixa um desejo antes de morrer. Ele cria o conselho dos pais ao convocar três dos melhores amigos para estarem presente com a família dele por um ano. São eles, o chef Anthony Lavelle (Clive Standen), o médico Oliver Post (J. August Richards) e o ex-alcoólatra Larry Mills (Michael O’Neill). É o modo que ele encontrou de deixar o clã estável. Assim, a história mostra como esses três homens, completamente diferentes entre eles e também de Scott, podem agregar aos Perry.

Crédito: Fox Premium/Divulgação

Ao longo dos 10 episódios, Council of dads retrata os dramas dos Perry, tanto os que envolvem o luto, quanto os comuns a qualquer família. Robin ficou com a missão de cuidar dos cinco filhos — sim, ela estava grávida e tem a pequena Hope — e cada um tem conflitos que são bem desenvolvidos na série.

Luly quer saber mais sobre a própria origem, ao mesmo tempo em que encontra o amor em um jovem que tem uma história parecida com a dela. Theo tem os dramas típicos de um adolescente no último ano da escola. E, por ser o mais “comum”, acaba sendo negligenciado. Charlotte também quer ir fundo na história da família biológica e lida com a autoaceitação da própria sexualidade. JJ é uma criança trans, então, já pequeno precisa enfrentar o preconceito. Todas essas narrativas ganham tempo de tela, sendo aprofundadas em cenas tocantes.

Crédito: Fox Premium/Divulgação

Além dos filhos, Council of dads desenvolve a narrativa da matriarca que vive o dilema entre seguir em frente ou não na vida amorosa e ainda abre espaço para as camadas do trio de pais. Anthony tem um mistério que envolve a família Perry. Já Oliver e Larry tem os próprios conflitos em seus ambientes familiares. O primeiro por estar em crise com o marido, enquanto o segundo por tentar se reaproximar da família que foi afastada durante o período de alcoolismo.

Todos esses aspectos tornam Council of dads uma trama extremamente relacionável e emocionante. Com tantos conflitos e personagens é possível se sentir tocado por pelo menos uma narrativa, numa fórmula parecida com a de This is us. A única pena é que a NBC não apostou no seriado, o cancelando com apenas uma temporada, que, inclusive, deixou diversos arcos para uma eventual sequência.