Corona_04 Crédito: National Geographic/Divulgação

Coronavírus: Alerta ambiental aborda relação do vírus com o contato humano com a vida selvagem

Publicado em Filmes

Documentário Coronavírus: Alerta ambiental estreia nesta segunda-feira (5/10), às 21h, no National Geographic

Os primeiros casos de coronavírus oficialmente registrados no mundo ocorreram em dezembro de 2019 na China. Desde então, pesquisadores tentam entender mais sobre a SARS-CoV-2. No documentário Coronavírus: Alerta ambiental, estudiosos de diferentes locais do planeta, como Estados Unidos, Índia e China, traçam um paralelo entre a doença e a relação entre os humanos e os animais selvagens. O documentário foi gravado de forma remota.

A hipótese trabalhada pelos entrevistados é de que o pangolim, mamífero que vive nas zonas tropicais da Ásia e da África, tenha sido o hospedeiro intermediário da covid-19 para os humanos, de uma transmissão iniciada por morcegos.

Ao longo do documentário, os especialistas falam sobre essa hipótese, que tem como base estudos dos genomas das sequências do vírus encontrados em Wuhan (primeira cidade onde o novo coronavírus apareceu), e também sobre outras doenças epidêmicas ou pandêmicas que tiveram origem animal. Eles explicam como a relação cada vez mais próxima dos humanos com a vida selvagem coloca a humanidade em risco de novas doenças de origem zoonótica.

Para quem é sensível a imagens fortes de animais, o documentário não é uma boa pedida, porque Coronavírus: Alerta ambiental mostra os mercados que comercializam animais selvagens mortos, semimortos ou vivos. O que faz com que a produção tenha cenas bastante chocantes e tristes pela forma como os bichos são tratados. Até por isso, a narrativa também é um alerta para que os humanos combatam cada vez mais o tráfico indiscriminado e ilegal de animais, tanto pela saúde dos bichinhos, quanto pela nossa também.

Assim como várias outras produções que têm o novo coronavírus como mote, a grande lição que fica é de que “a qualquer momento” uma nova pandemia pode voltar acontecer.

A produção estreia nesta segunda-feira (5/10), às 21h, no National Geographic.