O carisma e a desenvoltura dos artistas do mundo da música costumam abrir um leque de oportunidades e um deles é a televisão. Nos últimos meses, cantores e cantoras da música brasileira conquistaram espaço na tevê, alguns como apresentadores de programas tradicionais, outros como temas de atrações documentais.
A cantora IZA, conhecida por hits como Pesadão, Ginga e Dona de mim, é um dos exemplos. Neste ano, a artista assumiu o comando do programa Música boa ao vivo, do Multishow, que já teve nomes como Anitta e Thiaguinho como apresentadores. Na atração, a artista acompanhava convidados musicais em apresentações ao vivo.
“Fiquei muito lisonjeada com o convite e, principalmente, muito encorajada com a confiança que o Multishow depositou em mim. Foi uma temporada maravilhosa, nunca tinha pensado em ser apresentadora e aprendi demais com todos da equipe. Além de tudo, poder cantar ao lado de tantos artistas que admiro, poder trocar ideias com eles foi muito importante para mim”, avalia a cantora ao Correio.
Ainda não há informações sobre uma nova temporada da atração com IZA. Mas a presença da artista alavancou a atração nas redes sociais.
Veteranos
A artista de Olaria está entre as novatas no cargo de apresentadora, porém, a televisão brasileira conta com outros músicos exercendo a mesma função há alguns anos. É caso do sambista Diogo Nogueira, que completou neste ano uma década no comando do Samba na Gamboa, da TV Brasil.
Em sua sétima temporada, a atração mostra Nogueira recebendo convidados do mundo da música em um bate-papo informal. Entre os nomes da nova temporada estão Inovasamba, Nilze Carvalho, Zeca do Trombone, Prettos e Martinho da Vila. “O Samba na Gamboa é um bate-papo gostoso, uma conversa de botequim, descontraído, em que a gente conversa e canta samba”, explica Diogo Nogueira, em material de divulgação do programa.
A rapper curitibana Karol Conka é outro nome que se tornou cativo na televisão. Desde o ano passado, ela comanda a atração de beleza Superbonita, do GNT. “É uma experiência muito legal. É o tipo de experiência que me nutre, me faz explorar outros lados meus. Acho bacana quando o público conhece esse meu lado plural”, afirma a artista.
É no canal GNT que também estão outras duas cantoras: Gaby Amarantos e Pitty. As duas fazem parte do elenco do programa Saia justa ao lado da atriz Mônica Martelli e da jornalista Astrid Fontenelle. “É uma experiência que me obriga a estudar toda semana! Me faz aprender, porque eu tenho no mínimo três assuntos diferentes sobre os quais eu preciso me embasar antes de falar algo”, analisa a roqueira. “O Saia está sendo demais. Acho que foi um complemento muito maravilhoso para a minha carreira. Lá é o lugar de colocar a Gaby formadora de opinião”, complementa.
Documental
A partir de segunda-feira (26/11) às 22h30, o canal Curta! estreia o documentário Com a palavra, Arnaldo. De Marcelo Machado, a produção é uma conversa com o cantor Arnaldo Antunes sobre o processo de criação e da importância da palavra no trabalho do poeta.
O filme ainda revisita a carreira do músico desde os primórdios até a parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown, que deu origem ao grupo Tribalistas que saiu em turnê neste ano pelo Brasil e em algumas cidades do mundo. Antes de chegar à televisão, o documentário foi exibido na 42ª Mostra de Cinema de São Paulo. Na tevê, ele tem exibições marcadas até 2 de dezembro diariamente em diferentes horários.
Também neste mês, a HBO, o GNT e a Netflix apostaram em conteúdos documentais sobre artistas do mundo da música. Desde o último 10, a HBO exibe a série documental Milton Nascimento — Intimidade e poesia. A produção acompanha, em quatro episódios, a última turnê do músico nos Estados Unidos e explora três perspectivas: o processo de criação do artista inspirado na natureza; as turnês e os momentos de reclusão; e as entrevistas.
Os bastidores das carreiras de Naiara Azevedo, Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Paula Mattos, Paula Fernandes e Solange Almeida são o tema de Autênticas, série documental que estreou no último dia 12 no GNT.
Temática similar é abordada em Vai Anitta, a docussérie de seis episódios de Anitta para a Netflix, que acompanha o projeto Check Mate para retratar a vida pessoal e profissional da cantora e estreou em 16 de novembro. “Com o presente, a gente tem a narrativa de Check Mate e aproveita para ir apresentando e salpicar algumas informações da minha vida e do passado, sem entregar demais para ter uma expectativa de mais curiosidade para uma próxima (temporada)”, explica.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…