novo mundo Raquel Cunha/Divulgação. Novo Mundo recuperou a audiência das 18h Cena da novela Novo Mundo

Conheça os novos autores que renovam time de novelistas

Publicado em Novela

Manuela Dias, Maria Helena Nascimento, Alessandro Marson, Thereza Falcão, Claudia Souto, Ângela Chaves e Alessandra Poggi são alguns autores que assinam novelas pela primeira vez. E, na maioria dos casos, com sucesso. Evoé!

Durante algum tempo, os créditos destinados aos autores em novelas de sucesso da tevê brasileira não registraram muita novidade. Um João Emanoel Carneiro aqui, um Walcyr Carrasco acolá. Mas a maioria era de nomes consagrados como Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Silvio de Abreu, Gloria Perez e outros. O pior: a geração de Manoel Carlos começa a se aposentar.

 

Mas, noveleiros de plantão, podemos sorrir aliviados. Vem aí uma geração que promete fazer barulho. Manuela Dias, Maria Helena Nascimento, Alessandro Marson, Thereza Falcão, Claudia Souto, Ângela Chaves e Alessandra Poggi são alguns estreantes. Thelma Guedes, Duca Rachid e Licia Manzo já podem até ser chamadas de líderes dessa geração.

 

Não ligou os nomes às obras que eles assinaram ou assinam? Não tem problema. O Próximo Capítulo te passa a cola!

 

Confira novelas assinadas por autores da nova geração!

 

Novo mundo

Cesar Alves/Divulgação.  Jovens atores dominam a trama de Novo Mundo
Cesar Alves/Divulgação. Jovens atores dominam a trama de Novo Mundo

A atual trama das 18h da Globo sacudiu o horário, que passava por um grande marasmo. Desde 2010 a audiência da emissora nessa faixa não era tão grande. E um dos segredos do sucesso da trama está no texto dos estreantes Alessandro Marson e Thereza Falcão.

 

Como era de se esperar são muitas as referências históricas da novela que se passa no Brasil de 1800, pré-independência. Mas o trunfo está mesmo em tiradas cômicas que acabam nos remetendo para os dias de hoje, especialmente as ditas por Elvira (Ingrid Guimarães).

 

O elenco também brilha em Novo mundo. Se havia receio da escalação de jovens, como Letícia Collin, Chay Suede e Isabelle Drummond para viver os protagonistas, ele já se dissipou. O ritmo ágil e tom de aventura da trama também era um risco. Mas quem não arrisca…

 

Rock Story

César Alves/TV Globo. Trama principal de  Rock Story não decolou
César Alves/TV Globo. Trama principal de Rock Story não decolou

O universo da música e os bastidores que o permeiam serviram de inspiração para Rock story, primeira trama assinada por Maria Helena Nascimento como autora principal. Na atual novela das 19h, ela conta com supervisão do experiente Ricardo Linhares.

 

Na reta final, Rock story já passou por algumas fases. Começou bem, com pegada jovem que lembrava uma versão bem sucedida de Malhação. Mas foi se perdendo e agora está completamente desfigurada. O principal mote — o roubo de uma música de Gui (Vladimir Brichta) por Leo Regis (Rafael Vitti) — não faz nenhum sentido.

 

O que era charmoso perdeu o tom. O núcleo das bandas se repete, Neia (Ana Beatriz Nogueira) perdeu a graça, Danilo Ferreira não segurou o drama do câncer do personagem Nicolau e ninguém aguenta mais uma novela com gêmeas idênticas na aparência e de índoles opostas.

 

Os dias eram assim

Paixão proibida de Renato e Alice pauta Os dias eram assim
Paixão proibida de Renato e Alice pauta Os dias eram assim

Foi com o pretensioso rótulo de supersérie que Os dias eram assim chegou à Globo. Com ela, vieram as autoras Ângela Chaves e Alessandra Poggi. A dupla debuta no concorrido horário das 23h tendo como pano de fundo um período pouco retratado por nossa tevê: a ditadura militar.

 

Mas, por enquanto, ainda é cedo para dizer que será desta vez que veremos um relato contundente da época. Na verdade, os acontecimentos históricos servem apenas como pano de fundo para o amor proibido entre Renato (Renato Góes) e Alice (Sophie Charlote). Uma espécie de Romeu e Julieta politizada, Os dias eram assim tem pouco tempo de estreia, um longo caminho pela frente e uma trilha sonora de tirar o fôlego.

 

Ligações perigosas e Justiça

Globo/Estevam Avellar.Elenco e texto ágil eram os trunfos da minissérie Justiça.
Globo/Estevam Avellar.Elenco e texto ágil eram os trunfos da minissérie Justiça.

O ano de 2016 foi mais do que produtivo para Manuela Dias. Ela assinou duas minisséries de sucesso e, que em comum, tiveram fotografia e texto caprichados.

 

Em Ligações perigosas, Selton Mello, Patrícia Pillar e Marjorie Estiano deram vida a um triângulo amoroso. O texto era inspirado no livro e no filme homônimos. O elenco ainda tinha Leopoldo Pacheco, Aracy Balabanian e Jesuíta Barbosa.

 

Mas foi com Justiça que Manuela Dias realmente se destacou. Inovadora, a minissérie tinha tramas paralelas que se integravam. Bem escrita e com elenco afiado (com destaque para Adriana Esteves, Deborah Bloch e Jesuíta Barbosa), Justiça agradou em cheio.