CBNFOT211020202231 2020. Crédito: Elizabeth Morris/Divulgação. Cultura. Cenas da primeira temporada de Utopia.

Conheça duas novidades da telinha: as séries Utopia e The undoing

Publicado em Séries

Na reta final de outubro, tevê e streaming apostam em novidades. Conheça as séries Utopia e The undoing, com John Cusack e Nicole Kidman

Mesmo que a pandemia de covid-19 tenha interferido no calendário televisivo, a programação da tevê fechada e do streaming continua a todo vapor quando se trata de lançamentos. Entre este domingo (25/10) e sexta-feira (30), a HBO e a Amazon Prime Vídeo divulgam duas novidades, atrações que trazem nomes de peso de Hollywood: o ator e roteirista John Cusack está em Utopia, da Amazon, que estreia no dia 30, enquanto a atriz australiana Nicole Kidman protagoniza The undoing, da HBO, a ser lançada este domingo, às 22h, na HBO.

Mais conhecido pelos trabalhos no cinema, John Cusack resolveu dar uma chance ao formato de streaming após receber o convite para atuar em Utopia, versão americana do seriado britânico exibido entre 2013 e 2014 com roteiro de Gillian Flynn, nome por trás de Objetos cortantes e Garota exemplar, livros que viraram série e filme, respectivamente. “Eu era um fã do trabalho dela e dos livros, também. Ela me mandou os roteiros e li tudo em um dia, porque era muito bem escrito. Depois disso, eu sabia que faria”, explica.

2020. Crédito: Elizabeth Morris/Divulgação. Cultura. Cenas da primeira temporada de Utopia.

Na trama, Cusack interpreta Kevin Christie, bilionário integrante de uma empresa multinacional com intenções duvidosas em relação ao controle da população mundial. O personagem não existia na versão original de Utopia. “Acho que é algo que faz uma grande diferença do original. Christie é um personagem surpreendente”, garante evitando dar mais informações sobre a narrativa do empresário.

Narrativa

A história da série Utopia, que tem oito episódios, começa a partir do momento em que dois jovens encontram edições de uma famosa história em quadrinhos chamada Utopia. Com o objetivo de ganhar dinheiro com a HQ, eles decidem participar de uma convenção de quadrinhos.

No evento, o espectador é apresentado ao quinteto protagonista: Becky (Ashleigh LaThrop), Ian (Dan Byrd), Samantha (Jessica Rothe), Wilson (Desmin Borges) e Grant (Javon “Wanna” Walton), todos fãs incondicionais da HQ. Junto, o grupo descobre que a história em quadrinho tem significados ocultos e que prevê ameaças à humanidade. Entre elas, uma pandemia. Com o mundo correndo perigo, eles buscam encontrar uma salvação, que passa pela figura da protagonista da HQ, Jessica Hyde (Sasha Lane).

Um dos pontos que chamam a atenção na trama é exatamente o fato de ter uma pandemia entre os temas, num momento em que se vive uma. “É absolutamente algo maluco. Fizemos a série em setembro. Hoje, vários temas, como a pandemia, o vírus, as conspirações, o obscurantismo, tudo é real. Mas espero que as pessoas levem para o lado do entretenimento mesmo”, avalia Rainn Wilson, produtor-executivo e intérprete do cientista Michael Stearns, um profissional realmente com boas intenções de salvar os humanos na história. “Ele é uma pessoa que passa confiança. Ele luta pelo bem. Você pode acreditar nele. Ele não tem agendas e mistérios”, explica.

O fato de ter um grupo de nerds longe do estereotipo como protagonista deve agradar ao público mais jovem. “Espero que as pessoas se vejam nos personagens ou, ao menos, enxerguem elementos de alguns deles em si”, comenta Ashleight Lathrop, que interpreta Becky, personagem que é uma espécie de mãe do grupo, que tem ainda o escapista Ian; a líder Sam, o mais envolvido com a narrativa da HQ, Wilson, e o pequeno Grant.

O que diz o elenco de Utopia sobre os personagens

“Acho que para Sam o objetivo é salvar o mundo. Ela fará tudo para salvar a humanidade e o planeta. Ela é uma personagem muito forte e uma ótima adição à série” Jessica Rothe (Sam)

“Ele sabe lá no fundo que Utopia e Distopia são uma previsão do futuro da sociedade. Ele tem uma noção de que Jessica é realmente real. Ele acredita nela e vai segui-la. Mesmo que ela não os lidere até o local onde isso será resolvido. Ele sabe que ela é o ponto chave” Desmin Borges (Wilson)

“Definitivamente há elementos de Becky que eu gostaria de ter, como o otimismo. Ela é a mãe do grupo, quer deixar todo mundo bem” Ashleigh Lathrop (Becky)

“Ian é definitivamente o escapista do grupo. Foi fácil chegar a esse lado. A sensibilidade dele também tem a ver comigo. Então, veio tudo bem natural” Dan Byrd (Ian)

“Jessica Ryde cresceu num modo de sobrevivência, com uma missão e fará de tudo para encontrar o pai. Ela não sabe como se relacionar com as outras pessoas e como ser social, nem expressar sentimentos. Com o passar dos episódios, você começa a entender que há motivos para ela ser assim e não a odeia” Sasha Lane (Jessica)

Volta às telinhas

2020. Crédito: Niko Tavernise/Divulgação. Cultura. Cenas da minissérie The Undoing.

Depois do sucesso na duas temporadas da série Big little lies, Nicole Kidman parece ter resolvido incluir de vez a tevê na agenda de trabalhos. Ela está de volta ao formato a partir de hoje na HBO com a minissérie The undoing. O projeto é inspirado no livro Já devias saber, de Jean Hanff Korelitz, e é mais um trabalho da australiana com David E. Kelley, showrunner, criador e roteirista da atração, no qual ela também é uma das produtoras executivas.

Em The undoing, Nicole interpreta Grace Sachs, uma terapeuta de sucesso de Nova York que vê a vida mudar completamente após uma série de acontecimentos que passam por uma morte violenta e o desaparecimento do marido dela, Jonathan, vivido pelo ator Hugh Grant. A narrativa lembra em alguns momentos Big little lies: inspirada em livro e tem morte. E, como a HBO tem feito mistério, caberá ao espectador assistir para descobrir se há mais semelhanças.

A produção tem, ainda, Edgar Ramirez como o detetive Joe Mendoza; Noah Jupe como Henry Fraser, o precoce e artístico filho de 12 anos de Grace e Jonathan; e Donald Sutherland, na pele de Franklin Reinhardt, pai de Grace, que tem a tarefa de proteger a família após as revelações turbulentas da trama.