A Força do Querer Personagem de Betty Faria, Elvirinha deve ter ainda mais destaque na reta final de A força do querer Personagem de Betty Faria, Elvirinha deve ter ainda mais destaque na reta final de A força do querer

Como não amar Betty Faria como Elvirinha em A força do querer?

Publicado em Novela

Betty Faria se reinventa com Elvirinha, personagem de A força do querer que já se vestiu até de Mulher-Maravilha. Confira outros destaques da carreira da atriz!

Difícil falar da história da televisão brasileira sem esbarrar algumas vezes no nome de Betty Faria. A atriz participou de produções históricas, como as novelas Tieta (1989) e Pecado capital (1975) e a minissérie Anos Dourados (1986).

Mas vamos combinar que havia tempos que Betty Faria não dava o que falar por seu talento. A vida pessoal e as queixas pela falta de papéis para a faixa etária dela acabaram chamando mais a atenção nos últimos anos.

Betty Faria se veste de Mulher Maravilha como Elvirinha em A força do querer
Betty Faria se veste de Mulher Maravilha como Elvirinha em A força do querer

Eis que surge Elvirinha. A personagem entrou na segunda metade da novela como esposa de Garcia (Othon Bastos), pai de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meireles) e sogro de Junqueira (leia aqui entrevista com o ator João Camargo). Mas ela é muito mais que a simples esposa dele.

Ela está ligada ao suspense que deve envolver Irene (Deborah Falabella) até o fim da trama, daqui a duas semanas e rouba a cena como a avó postiça de Yuri, filho de Heleninha e Junqueira. Ela já se inteirou sobre WhatsApp, descobriu o universo geek e o RPG e, semana passada, Betty deitou e rolou vestida de Mulher-Maravilha para uma festa cosplay. As imagens bombaram na internet e Betty mostrou que tem espaço para ela na tevê, sim senhor!

Confira outros trabalhos em que Betty Faria brilhou

Tieta (1989)

Betty Faria está em Tieta, novela que está sendo reprisada no Viva
Betty Faria está em Tieta, novela que está sendo reprisada no Vivaeta

 

 

A novela está sendo reprisada com sucesso pelo Viva. E já está na reta final. Vale a pena ver de novo Betty como a prostituta que volta a Mangue Seco depois de ser expulsa da cidade. Controversa, a personagem inspirada em romance homônimo de Jorge Amado conquistou o país, graças ao talento de Betty e da antagonista Joana Fomm, que brilhou como a vilã Perpétua.

Anos dourados (1986)

Em Anos Dourados, Betty Faria vivia mulher à frente do tempo dela
Em Anos Dourados, Betty Faria vivia mulher à frente do tempo dela

A minissérie de Gilberto Braga marcou época. E Betty mostrou que mesmo sem ser protagonista poderia chamar a atenção. Mãe do mocinho Marcos (Felipe Camargo), ela era uma mulher à frente do tempo dela, pois era desquitada e trabalhava numa boate. Para piorar, se apaixona pelo major Dorneles (José de Abreu) e depois descobre que ele é casado com Beatriz (Nívea Maria).

Betty Faria especial (1984)
Nas décadas de 1970 e 1980 praticamente tudo que o diretor Augusto César Vannucci tocava virava ouro, especialmente na área de musicais para a tevê. No auge da carreira, Betty Faria ganhou um especial só para ela. Em horário nobre, o programa trazia a atriz em seis personagens e cantando e dançando. A trilha sonora contava com faixas compostas especialmente para a atração. Betty também fez entrevistas com personalidades como o jogador de futebol Falcão e a sexóloga Marta Suplicy.

Pecado capital (1975)

Betty Faria e Francisco Cuoco na novela Pecado capital
Betty Faria e Francisco Cuoco na novela Pecado capital

Janete Clair escrevendo, Daniel Filho dirigindo, Betty Faria e Francisco Cuoco como principal par romântico. Não tinha como Pecado capital dar errado. E não deu. A audiência da trama (a primeira das 20h exibida totalmente em cores) foi excelente e o país parou para assistir ao último capítulo — sim, o Brasil parava em frente à tevê naquela época. A personagem de Betty era a modelo Lucinha, jovem que vive o dilema entre se dedicar ao noivo Carlão (Cuoco) ou à carreira, da qual o rapaz não gosta nada. O sucesso de Pecado capital foi tanto que, em 1999, Gloria Perez assinou um remake com Carolina Ferraz como Lucinha. Betty fez uma participação afetiva na produção como ela mesma.