Com ares de superprodução, novela Gênesis terá sete fases

Compartilhe

A saga da humanidade será contada em Gênesis, novela que a Record estreia nesta terça-feira (19/1)

Adriana Izel e Vinicius Nader

Seis anos depois do sucesso de Os dez mandamentos, a Record encara mais um desafio no mínimo audacioso. A novela Gênesis estreia nesta terça-feira, às 21h, com números superlativos. Os autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro dividiram a novela em sete fases e o diretor-geral, Edgard Miranda, vai comandar cerca de 250 atores que vão revezar-se em cena.

A ação de Gênesis — baseada no livro homônimo da Bíblia — começa no que teria dado início ao mundo como conhecemos hoje: a história de Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller). Os autores dividiram a produção em sete fases: Jardim do Éden, Arca de Noé, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Jornada de Abraão, Jacó e José do Egito. A novela promete acompanhar os primeiros 2 mil anos da humanidade, passando por personagens icônicos como Caim (Eduardo Speroni), Abel (Caio Manhente), Abrão (Zé Carlos Machado), Jacó (Petrônio Gontijo) e Noé (Oscar Magrini), entre outros.

Intérprete de Noé, Oscar Magrini classifica como “emocionante” a cena do dilúvio, que chegou a ser gravada antes da pandemia do coronavírus chegar ao Brasil. “Nenhuma cena é fácil, porque tem que fazer o melhor de você. Mas, particularmente, a cena em que Deus fecha a Arca — Deus fecha a Arca e, depois de nove meses, Deus abre a Arca — foi uma coisa emocionante. Eu me emociono de falar… A água vai enchendo aquele grand canyon e a Arca começa a levantar. É uma coisa emocionante ver as pessoas gritando, querendo salvar suas vidas”, lembra o ator, em material de divulgação de Gênesis. Oscar ainda ressalta a estrutura da novela, que contou com uma arca de 30m de altura e foi até canyons no Rio Grande do Sul rodar as cenas.

Torre de Babel é uma das fases de Gênesis

Personagem de Giuseppe Oristanio se opõe à construção da Torre de Babel

Além de Oscar Magrini, outro veterano que estará em Gênesis é Giuseppe Oristanio. Ele interpretará o caçador Gomer na terceira fase do folhetim, o que trata da construção da Torre de Babel. Ele é contra a construção da torre por a considerar “uma afronta ao poder de Deus”, adianta, que teve que fazer aulas de luta e história para o papel e comemora estar na quinta novela bíblica, incluindo os sucessos tipo exportação Os dez mandamentos e Jesus.

Na contramão dos veteranos Oscar Magrini e Giuseppe Oristanio, dois atores têm pouca experiência na telinha e estão em Gênesis: Mariana Gallindo, que tem quase 20 anos de teatro; e o brasiliense Hugo Carvalho, que fez a primeira novela em 2012.

Experiente nos palcos, mas estreante na televisão, Mariana vive Zade. Em entrevista ao Próximo Capítulo, ela define a personagem como uma mulher cuja “característica mais forte é a confiança e cumplicidade com a família. Ela tem diálogo aberto com o marido Elisá (Marcello Gonçalves) e com a filha Liba (Pâmela Tomé).” Mariana conta que encontrou a essência de Zade por meio “dos sentimentos universais, inerentes dos seres humanos, não importa a época ou o lugar. Para compor essa personagem foi importante pensar na época e na região que a novela se passa, entender os costumes, a cultura, o lugar da mulher naquela sociedade e as relações sociais.”

O brasiliense Hugo Carvalho está na terceira novela na Record

Gênesis marca a terceira novela do brasiliense Hugo Carvalho na Record — ele também fez Milagres de Jesus e Topíssima. Agora, ele será Pelegue. “(O personagem) faz parte do núcleo dos caçadores. Ele é o mais novo entre eles e ainda não pode sair para caçar. Se espelha muito em Ninrode (Pablo Morais), o melhor caçador e idealizador da torre, protagonista da fase”, conta o ator ao Correio.

Outros folhetins espiritualizados

Assim como Gênesis, outras novelas e minisséries partem da espiritualidade para embasar as tramas. Confira onde assistir produções desse filão!

Jesus (2018) — A novela da Record escrita por Paula Richard está sendo reprisada na faixa das 20h45. Com direção de Edgard Miranda, tem Dudu Azevedo como Jesus e Mayana Neiva como o Satanás. Tem feito muito sucesso também na Argentina.

A viagem (1994)O canal Viva está reprisando esse folhetim, que era um dos mais pedidos pelo público do canal. O texto de Ivani Ribeiro acompanha a evolução do espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) depois de morto e a influência dele em personagens como os irmãos Diná (Christiane Torloni) e Raul (Miguel Falabella). A viagem é reprisada às 15h.

A cura (2010) — O Globoplay tem no catálogo a minissérie A cura, estrelada por Selton Mello e escrita por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Em nove capítulos, acompanhamos a vida do cirurgião Dimas Beviláqua, que volta a Diamantina após os estudos e descobre que tem um poder de cura que vai além da ciência.

Nada ortodoxa (2020) — A minissérie da Netflix ganhou o Emmy de melhor direção de minissérie (Maria Schrader) ao contar a história de Esty (Shira Haas), baseada na vida real de Deborah Feldman. A menina judia luta para se libertar das amarras que a religião impõe à liberdade feminina. O drama ainda concorreu ao Emmy de melhor minissérie e de melhor atriz.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás