Estreia com cara de gente grande: Carol Duarte brilha como a Ivana de A força do querer

Compartilhe

Na primeira novela da carreira, Carol Duarte encanta, emociona e brilha como a Ivana de A força do querer.

Poucas vezes o primeiro papel de um ator numa novela gera burburinho. Letícia Spiller em Quatro por quatro (1994), Murilo Benício em Fera ferida (1993) e Isis Valverde em Sinhá moça (2006) são exemplos. O seleto grupo ganhou mais uma integrante: Carol Duarte, que vive Ivana/Ivan em A força do querer.

Antes de ser escalada para viver Ivana, Carol tinha pouca experiência na profissão. Ela tem no currículo um curta-metragem e quatro peças. Pelo que mostra na tevê: vem mais coisa boa por aí!

A crescente de Carol Duarte

A performance de Carol vem dando o que falar desde que a novela começou. Mesmo antes de entender que era transexual, Ivana era um desafio para a jovem atriz de 25 anos. A menina não se sentia à vontade e vivia brigando com a mãe, Joyce (uma apagada e blasé Maria Fernanda Cândido). Os motivos eram muitos: Joyce sempre sonhou em ter uma filha patricinha, toda enfeitada e Ivana definitivamente não se encaixa nesse padrão.

O pai de Ivana, Eugênio (Dan Stulbach) também está confuso desde o início e chegou a perguntar a Ivana se ela era lésbica. Perdida, a menina não soube responder.

Mas, sempre tendo a delicadeza como caminho certo, Ivana foi crescendo e Carol Duarte, aparecendo cada vez mais. É impressionante e visível o crescimento da atriz.

Depois de desabafar com a família, Ivana é consolada pela mãe

A primeira virada de Carol na trama começou quando Ivana conhece o transexual T Brant. Eles se tornam amigos e daí Ivana tira conhecimento e força para se entender melhor. Essa primeira fase teve fim quando, por acaso, Joyce ouvi uma confissão de Carol para a prima Simone (Juliana Paiva) — você pode ler sobre a cena aqui  — e quase surtou.

Mas o ápice de Carol até agora foi mesmo no capítulo de terça (29/8), quando Ivana convocou uma reunião com os pais, a prima e o irmão Ruy (Fiuk) para revelar que havia se descoberto trans e gostaria de ser aceita daquela maneira. A direção e o texto de Glória Perez foram precisos, mas quem brilhou mesmo foi Carol.

E as próximas cenas continuaram sendo dela: Ivana, num capítulo pra lá de intenso, cortou os cabelos e pediu apoio do pai para fazer uma cirurgia de retirada dos seios. O apoio do pai, Ivana não recebeu, mas o do público, Carol pode comemorar: foi instantâneo. Evoé, jovem artista!

Carol Duarte emocionou na cena que cortou o cabelo

Carol Duarte bomba nas redes também

A cena não chamou atenção apenas da crítica. As redes sociais — especialmente o Twitter — bombaram e levaram o nome da personagem e o título da novela aos trend topics daquela noite.

Colegas como Juliana Paes e Regiane Alves também se manifestaram nas redes.


No Facebook, dois trans famosos se pronunciaram. Tammy Gretchen escreveu que “Ivana se libertou. Não foi exagero a cena. Mas também tem que entender o lado dos pais, não é fácil pra eles. Eu passei por esse momento, mas não tive um papo assim, foi tranquilo. Fui descobrir o que era ser trans comigo mesmo. E cortar o cabelo é libertador, é a melhor sensação do mundo. A Carol Duarte é muito boa”.

Já a atriz e colega de elenco de Carol, Maria Clara Spinelli — a Mira — disse que estava “muito emocionada. A Carol Duarte é essa grande atriz e a Glória Perez é essa maravilhosa autora que está escrevendo esse texto com tanta dignidade para essa população que foi tão sufocada e tão calada durante uma história da sociedade até aqui, da qual eu faço parte”.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

2 meses atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás