Carol Duarte dá show como Ivana em A força do querer
A Força do Querer Carol Duarte dá show como Ivana em A força do querer Carol Duarte dá show como Ivana em A força do querer

Ivana diz em A força do querer: “eu sempre soube que não era uma mulher”

Publicado em Novela

Frase ouvida por Joyce no capítulo desta quinta de A força do querer fez a mãe de Ivana surtar

Chegou o momento que muita gente esperava em A força do querer. Ivana (Carol Duarte), depois de muito sofrer, está descobrindo e se aceitando como transgênero.

No capítulo desta quinta-feira, durante conversa com a prima e confidente Simone (Juliana Paiva), Ivana confessa que se sente como um homem. A mãe de Ivana, Joyce (Maria Fernanda Cândido) escuta atrás da porta e fica chocada.

O diálogo que se segue entre as duas é digno da delicadeza com que Glória Perez vem tratando o assunto desde o início. Como era de se esperar, Joyce não aceita nada bem o que ouve e desfila preconceitos até dizer que se internaria. As meninas desconversam e dizem que, na verdade, estavam falando de um amigo.

 

Joyce surtou ao descobrir que a filha é transexual
Joyce surtou ao descobrir que a filha é transexual

Antes disso, porém, as cenas passam por um necessário e belo didatismo. Zu (Cláudia Mello) também participa da conversa e ajuda Ivana a esclarecer que transgênero e travesti não são a mesma coisa. “(travesti) é que nem a Roberta Close, dona Joyce. Tão linda a Roberta Close”, afirma a divertida governanta.

Elas falam sobre Roberta Close, que teve dificuldade de aceitação da família. Ivana pergunta a mãe o que ela faria se fosse com Ruy (Fiuk), irmão dela, e ela diz que se internaria com direito a camisa de força e tudo. “É, prima. Não vai ser fácil”, conclui Simone. Não vai. E a gente está torcendo por você, Ivana!

Assunto importantíssimo entrando na casa de todos nós e de forma leve. Ponto para Glória Perez.

A força do querer mescla delicadeza e didatismo

A revelação de Ivana a Joyce vem sendo preparada há um tempo em A força do querer. A gente mesmo já falou disso aqui. Seja pelas cenas em que Ivana encontra apoio no transexual T. Brant, seja na trama do motorista Nonato (Silvero Pereira), que esconde dos patrões que é travesti à noite. Todas essas cenas serviram para que a aceitação da personagem Ivana pelo público fosse a melhor possível — o sofrimento da menina com o desconforto com o próprio corpo foi confrontado em dose emocionante com o primeiro momento em que ela se olha no espelho depois de descobrir que ser transexual não era um doença ou um problema.

Trama paralela de Nonato ajudou o público a entender drama de Ivana
Trama paralela de Nonato ajudou o público a entender drama de Ivana

Ao texto e à direção de A força do querer se juntam o talento de dois estreantes na tevê. Carol Duarte e Silvero Pereira estão dando um verdadeiro show a cada cena. Com eles nada é em vão: cada gesto, olhar, tom de voz tem um porquê. E uma força. A do querer se expressar e ser amado como se é.