Gabriela kapim 1 Gabriela Kapim adianta que terá um novo programa a partir de 10 de março Apresentadora Gabriela Kapim

Entrevista// Gabriela Kapim: “Os pais sempre dão mais trabalho do que as crianças”

Publicado em Entrevista

A nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim, do programa Socorro! Meu filho come mal, fala com exclusividade ao Próximo capítulo. Ela estará próximo sábado (11/2), no Brasília Shopping.

 

Socorro, meu filho come mal! O grito agoniado de pais e mães encontrou respaldo na apresentadora e nutricionista Gabriela Kapim. À frente do reality Socorro! Meu filho come mal, ela estará com o público do Mercadinho do Brasília no próximo sábado (11/2), data em que o evento do Brasília Shopping comemora dois anos.

 

A festa terá, além de Kapim – que participará de um talk show a partir das 11h -,  workshop de kombucha, aula de yoga e feirinha de hortifrútis orgânicos. Tudo isso das 9h às 15h e com entrada franca.

 

Em conversa com o Próximo capítulo, Gabriela Kapim adiantou que terá, a partir de março, um programa novo, Cozinha colorida da Kapim, também no GNT. Ela ainda dá dicas de fazer seu filho comer bem, admite que não é fácil nem pra ela e diz que “os pais sempre dão mais trabalho do que as crianças”.

 

Confira a entrevista com Gabriela Kapim!

 

Em eventos como o Mercadinho do Brasília você tem a oportunidade de conversar diretamente com o público. Quais são as dúvidas mais frequentes?

Sem dúvida uma das que eu mais ouço é “Quando meu filho não quer comer, o que eu faço?” Espera ele sentir fome, espera ele pedir comida, em vez de ficar oferecendo várias vezes, deixa ele sentir falta da comida e oferece de novo a refeição. Outra que perguntam é “Meu filho não quer mais comer tal alimento, o que eu faço?” Continua oferecendo e oferecendo de novo, tentando outras preparações. Perguntam muito também sobre desmame e introdução alimentar. É uma ótima oportunidade de troca e de esclarecimento pras pessoas, especialmente mães.

 

Além de pimentão, que você já contou no programa, o que mais a Kapim não come?

Olha, pimentão eu não gosto mesmo, não tem jeito. O aipo é um alimento que eu como, mas depende do modo que ele é preparado. De resto, eu acho que como de tudo.

 

Como será a próxima temporada do Socorro! Meu filho come mal?

A próxima temporada do Socorro! Meu filho come mal! será O retorno para casa da Kapim e deve ir ao ar mais para o meio do ano. Em março eu estreio um programa novo no GNT, chamado Cozinha colorida da Kapim. Nessa nova proposta, eu vou cozinhar com as crianças que gostam de comer bem, bem colorido mesmo. O cenário ficou lindo, as crianças são incríveis. Tenho certeza que todo mundo vai amar. A estreia será em 10 de março.

Gabriela Kapim alerta para a obesidade infantil no Brasil
Gabriela Kapim alerta para a obesidade infantil no Brasil

Você tem contato com as crianças que passaram pelo programa? Elas continuam comendo melhor?

A maioria das crianças que eu trabalhei, eu continuo tendo contato. Às vezes por Facebook, Instagram, WhatsApp, mas elas todas têm meu contato. Vão sempre às palestras e eventos que eu faço aqui no Rio. Vira e mexe tem um lá para matar as saudades. Elas continuam comendo melhor, cada vez melhor, poucos são os que regridem.

 

Você lembra de casos que achou que não fosse conseguir fazer a criança experimentar comidas novas?

Várias vezes eu acho que eu não vou conseguir, mas aí a gente rebola daqui, insiste dali, um sorriso, uma brincadeira, e com uma atividade eles acabam experimentando. E vou falar que não é fácil nem pra mim.

 

Quem dá mais trabalho: os pais ou os meninos?

Os pais, fato. Os pais sempre dão mais trabalho do que as crianças. Mas isso é a resistência da dificuldade da transformação, mesmo, né? Porque os pais estão há mais tempo vivendo nessa situação do que as crianças. Então, acaba que as crianças têm um pouco mais de disponibilidade de mudança do que os pais.

 

Como é a alimentação infantil do brasileiro hoje? Estamos mais saudáveis?

Não. Hoje a gente tem um índice de obesidade infantil no Brasil que está chegando a 1/3 da população das crianças. Isso significa que não estamos comendo melhor, nem mais saudáveis. Caso isso fosse um fato, não estaríamos tão obesos, infelizmente.

 

Criança que come mal vira um adulto que come mal?

Na maioria das vezes sim. E se, na fase adulta, quiserem mudar a alimentação, vão ter muito mais trabalho. Vai ser muito mais difícil pra elas do que se elas aprenderem esses valores e a conduta de uma boa alimentação desde a infância.