Biografia relembra a grandeza cultural de Domingos Montagner

Compartilhe

Biografia de Domingos Montagner mostra que, mais do que um astro da televisão, o ator foi um importante nome para o circo nacional

Um palhaço contemporâneo, sem o nariz vermelho, que revolucionou a cena circense brasileira, despertou um misto de curiosidade e admiração em Oswaldo Carvalho. Vivido por Domingos Montagner, esse personagem, somado a toda a trajetória do ator nos palcos e nas telas, levou Oswaldo a escrever a biografia Domingos Montagner — O espetáculo não para.

Nas páginas, acompanhamos desde quando dona Romilda dá à luz o bebê Domingos. “A partir daí, eu intercalo peripécias do menino Domingos com alguns aspectos importantes da história do circo nos anos 1960. São dois rios que vão se encontrar no segundo capítulo, quando ele assiste ao espetáculo Ubu – Pholias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, de Cacá Rosset, e se encanta irremediavelmente pela arte circense”, afirma o autor.

Oswaldo ouviu vários depoimentos para escrever Domingos Montagner – O espetáculo não para. Da atriz Camila Pitanga a José Wilson Moura, fundador da Circo Escola Picadeiro, as várias facetas de Domingos são contempladas. Mas o que se vê no livro não é uma compilação de depoimentos. Oswaldo opta por uma linguagem literária e apresenta a obra como um romance.

“A vida de Domingos tem um quê de fábula e tudo o que aprendi sobre ele me conduziu a elaborar esse registro. Eu sou apaixonado por literatura e não sei se poderia ter feito de outro modo. O livro tem muitas informações sobre a história do circo, causos de todas as fases da vida e da carreira de Domingos, bastidores do cinema e da TV. Garanto que o leitor não vai se entediar, pois aproveitei todas as reviravoltas que ele vivenciou para oferecer uma leitura prazerosa e emocionante”, garante o autor, que não conheceu Domingos, mas que se sente próximo dele mesmo assim.

Duas perguntas // Oswaldo Carvalho

Acha que o público vai conhecer um novo Domingos Montagner ao ler o livro? Quem é esse novo Domingos?
Aprendi, ao escrever o livro, que a importância de Domingos para as artes cênicas do Brasil vai muito além do talentoso astro da TV e transcende até mesmo o artista circense que ele foi. A trajetória de Domingos nos ajuda a compreender um capítulo importante da história do circo no Brasil. Ao conhecer as aventuras de Domingos, o leitor também poderá compreender aspectos importantes da sociedade brasileira. Talvez não seja exatamente um novo Domingos, mas um novo olhar para esse grande artista que continua a nos inspirar.

Acha que o livro, assim como Domingos fazia, pode resgatar ou incentivar o interesse do público pelo circo?
Acredito no potencial do livro de ampliar o interesse do público pelo circo e torço para que isso aconteça. Acho que consegui transmitir ao leitor toda a paixão de Domingos por essa arte que nunca vai morrer.

SERVIÇO

Domingos Montagner – O espetáculo não para – Livro de Oswaldo Carvalho. Editora: Máquina de Livros. Preço: R$ 69 (impresso) e R$ 49 (e-book). Páginas: 352

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

15 horas atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás