Juliana Paes está em boa fase como Bibi em A força do querer
A Força do Querer Juliana Paes está em boa fase como Bibi em A força do querer Juliana Paes está em boa fase como Bibi em A força do querer

Bibi: a vilã que nos conquistou em A força do querer

Publicado em Novela

Vivida por Juliana Paes, a Bibi de A força do querer é daquelas vilãs que a gente ama odiar. Confira outras que jogam no mesmo time!

Quando A força do querer completou uma semana no ar, o Próximo Capítulo perguntou se o Brasil estava preparado para odiar Juliana Paes (leia aqui). Passados cinco meses, a trama de Gloria Perez decolou e a resposta veio a galope: não… não estamos preparados para odiar Juliana Paes nem quando ela vive uma vilã!

A atriz está no ar como Bibi, esposa do traficante Rubinho (Emílio Dantas), que já se transformou numa espécie de rainha no morro onde é o marido que dá as cartas. Está certo que Bibi não é aquela vilã clássica que pega em armas e bola planos mirabolantes para ferrar os mocinhos — pelos menos não por enquanto. Mas ela está longe de ser boa moça, não é mesmo?

Quem resiste a Bibi?
Crédito: Mauricio Fidalgo/TV Globo. Quem resiste a Bibi?

E mesmo assim a gente não consegue odiar Bibi. Um dos personagens mais completos da carreira de Juliana Paes, ela começou a trama sendo batalhadora e enganada pelo marido. Era ambiciosa, sim, e deixou para trás o noivo Caio (Rodrigo Lombardi) só porque o rapaz não era rico. A razão de nosso amor passa pelo talento da atriz — Juliana vem numa crescente, apesar da derrapada em Dois irmãos — e pelo carisma dela. Quando abre o sorriso que já virou marca registrada, não há quem resista.

Veja outras vilãs que, como Bibi, tinham nossa simpatia

Bibi não é a única vilã que caiu nas nossas graças. Confessa aí: você também era apaixonado por Branca Letícia (Susana Vieira) em Por amor ou até torcia para Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) empurrar mais um da escada em Senhora do destino. Relembre vilãs que ganharam nossos corações!
Branca Letícia de Por amor

Susana_por amor
Frases de efeito e um veneno que só ela destila. O texto ajudava a personagem de Susana Vieira a brilhar em Por amor. Eram as palavras a arma que a ricaça usava para humilhar rivais como Helena (Regina Duarte) ou a própria filha, Milena (Carolina Ferraz). As maldades de Branca podem ser conferidas na reprise da novela de Manoel Carlos, no Viva.

Nazaré Tedesco de Senhora do destino

Crédito: Gianne Carvalho/TV Globo. A vilã Nazaré marcou a carreira de Renata Sorrah
Crédito: Gianne Carvalho/TV Globo. A vilã Nazaré marcou a carreira de Renata Sorrah

A personagem marcou época entre nós, noveleiros. Munida de um tesoura ou prestes a empurrar uma vítima escada a baixo, Nazaré estava sempre a postos para fazer mais uma maldade. É uma delas, inclusive, o mote para a trama: travestida de enfermeira Nazaré rouba a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira) do hospital. Era só o começo da vilã caricata que parecia ter saído de um divertido desenho animado. Quer ver? Senhora do destino está sendo reprisada no Vale a pena ver de novo.

Carminha (Adriana Esteves) de Avenida Brasil

Adriana Esteves como Carminha em Avenida Brasil
O impacto de Carminha foi tão grande que Adriana Esteves custou a se livrar da personagem. Os trejeitos, olhares e tom de voz a acompanharam em outros trabalhos até desaparecerem, em Justiça. A inteligente trama de João Emanuel Carneiro não a apresentou como vilã de cara, o que ajudou a personagem a conquistar o público antes de aprontar.
Alma Flora de Albuquerque (Marieta Severo) de Laços de família

Marieta Severo como Alma em Laços de Família
Marieta Severo estava há seis anos afastada das novelas quando voltou a convite de Manoel Carlos. O deleite foi do público, que se divertiu com a tia do protagonista Edu (Reynaldo Gianecchini). Ciumenta e preconceituosa, ela rejeitou de cara o romance do sobrinho que criou como filho com Helena (Vera Fischer) e, mais tarde, com a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann). Quando Helena resolve engravidar para salvar Camila do câncer, Alma é a primeira a criticar.

Catalina Creel de Ambição

Cataline Creel na novela Ambição
Pensa que só brasileiros fazem vilãs adoráveis? Os mexicanos também entendem bem desse riscado! E, graças ao SBT, sabemos que em Ambição o posto era de Catalina Creel (Maria Rubio). Não se lembra? E se eu falar que ela é aquela que usa o tapa olho da mesma cor da roupa? A inesquecível Catalina era da alta sociedade que culpava o enteado pelo acidente que a deixou cega. Só que não, né? Na verdade, ela nunca perdeu a visão e fingia apenas para torturar o jovem. Como levar a sério uma vilã mexicana dessas, gente? Só rindo!