Cena de 3%
Crédito: Pedro Saad/Netflix. Cena da terceira temporada da série 3%. Crédito: Pedro Saad/Netflix. A brasileira 3% chega à terceira temporada como novo processo de seleção Cena de 3%

Bem vindo ao futuro! Séries distópicas chegam com tudo à televisão fechada

Publicado em Séries

Estreias das novas temporadas de 3%, Black mirror e The handmaid’s tale movimentam o início do mês de junho

Junho parece mesmo ser o mês para quem curte séries distópicas. A Netflix estreia a terceira temporada da brasileira 3% e a quinta da antologia Black mirror e a Paramount traz a terceira temporada de The handmaid’s tale. Além disso, outros títulos recentes como a sexta temporada de The 100, na Warner, a terceira de The man in the high castle, na Amazon Prime Vídeo, e Electric dreams, também da Amazon Prime Vídeo, estão disponíveis.

Logo no primeiro ano, a brasileira 3% conquistou o público internacional, sendo uma das séries de língua estrangeira mais vistas do catálogo americano da Netflix. Mesmo com alguns problemas técnicos, a história se saiu bem nos mercados nacional e internacional.

A partir desta sexta-feira, os 8 capítulos da terceira temporada de 3% estará no catálogo da Netflix brasileira. Desta vez, a ação se passa um ano depois do término da segunda temporada, quando a Concha passa a ser um espaço que acolhe tanto os moradores do Maralto como o do Continente. Tudo vai bem até uma tempestade de areia devastar o local. O que poderia ser apenas um fenômeno da natureza pode se revelar, na verdade, uma falha (ou uma sabotagem) humana. Depois de enfrentar fome e doenças, os moradores da Concha terão que passar por um novo processo seletivo, semelhante aos das temporadas anteriores.

Antologia

Netflix/Divulgação. Cena da quinta temporada da série Black mirror.

Os fãs de uma boa distopia já estavam sentindo falta de Black mirror. A série antológica da Netflix chega nesta terça-feira à quinta temporada, depois de um controverso filme interativo, Bandersnatch. Com três episódios independentes (isso é que é temporada curta!), Black mirror consegue abordar um grande leque de assuntos ー todos ligados pela maneira como a tecnologia nos domina e pelo tom crítico a tudo isso.

A Netflix faz mistério sobre a nova leva de episódios. Mas o trailer e os sites especializados apontam alguns caminhos. Um deles é o otimismo. A série é conhecida pela visão pessimista ー apocalíptica até, mas desta vez parece que traz uma visão mais animadora sobre o futuro. Outra novidade é a participação da atriz Miley Cyrus no elenco de um dos filmetes, rodado na África do Sul. No trailer ainda podemos ver que Black mirror abordará temas como amizades fluidas, violência e privacidade.

Polêmica

Cena de The handmaid's tale
The handmaid’s tale teve 20 indicações ao Emmy nas duas primeiras temporadas

Estrelada por Elisabeth Moss, The handmaid’s tale – O conto da aia, chega à terceira temporada cercada de expectativas. A curiosidade vai acabar em 15 de junho, quando assinantes da Net terão acesso aos três primeiros episódios. O aplicativo do canal Paramount, Paramount +, disponibiliza toda a temporada, composta por 13 episódios, 15 dias depois, em 30 de junho.

“Bendita seja a luta” é o lema desta temporada. O público poderá ver June (Elizabeth Moss) continuando a não poupar forças para impedir o regime distópico e opressor de Gilead. O roteiro inclui encontros surpreendentes, traições e uma jornada ao aterrorizante coração de Gilead. Um acontecimento ainda obrigará que todos os personagens de The handmaid’s tale assumam uma posição forte e clara.

Outras distopias

Electric dreams (Amazon Prime Vídeo) – Nos mesmos moldes de Black mirror, Electric dreams é uma antologia, ou seja, traz episódios mais longos e sem relação entre si. Baseada na obra de Philip K. Dick, a série flerta com ficção científica. A segunda temporada tem 10 episódios instigantes, assustadoramente atuais.

The 100 (Warner) – A sexta (e última, garantem os realizadores) temporada de The 100 dá um salto de 125 anos no tempo. Bellamy (Bob Morley), Clarke (Eliza Taylor) e seus amigos vão para um outro planeta em busca de recomeçar a vida com mais facilidades. Mas o tiro sai pela culatra e eles têm que passar por várias dificuldades juntos.

The man in the high castle (Amazon Prime Vídeo) – A terceira temporada de The man in the high castle não economiza em mortes, apresenta algumas ressurreições e traz muita destruição. Tudo começa com a morte de Hitler e a ascensão de John Smith (Rufus Sewell) ao poder. A ação ainda gira em torno de Joe Blake (Luke Kleintank), Nicole Becker (Bella Heathcote) e Ed McCarthy (DJ Qualls). Os produtores surpreenderam o público ao anunciar que a próxima temporada será a última da série.