BBB21: Reality show estreia na segunda-feira com famosos e com dinâmica de imunidade

Compartilhe

Big brother Brasil chega à 21ª temporada buscando manter o grande público conquistado no ano passado. Para isso, investe na presença de famosos e na maior diversidade. Elenco tem a brasiliense Sarah Andrade

Por Adriana Izel e Ronayre Nunes

A partir de amanhã (25/1), e por mais 99 dias, o Big brother Brasil fará parte da rotina dos brasileiros, figurando nas conversas de WhatsApp, agitando o Twitter e, claro, tomando conta da programação televisiva da Globo, do Globoplay e do Multishow. Tudo na famosa “espiadinha” sob o comando de Tiago Leifert, apresentador desde 2017, quando Pedro Bial deixou o programa.

Essa será a maior edição da história do BBB, resultado do sucesso conquistado no ano passado, quando a audiência subiu em função, principalmente, do período de isolamento social. “O sucesso dos realities shows de confinamento é sempre um mistério, porque depende da empatia do público com os participantes e isso muda a cada edição. Mas, no ano passado, tivemos um elemento novo: o confinamento também passou a fazer parte das nossas vidas por conta da pandemia do coronavírus. Quem sabe o telespectador, isolado socialmente, obrigado a se confinar, não tenha se identificado com quem vai ‘profissionalmente’ para um confinamento que é transmitido para todo o país?”, indaga Cláudio Ferreira, jornalista e autor do livro A dinâmica dos reality shows na televisão aberta brasileira.

Também é se inspirando na edição de 2020 — e de olho na boa repercussão da temporada de A fazenda no ano passado — que o reality show mantém o time de participantes, mesclado entre famosos e anônimos, nos chamados Camarote e Pipoca. Neste ano, inclusive, participam nomes bastante conhecidos do público: a atriz Carla Diaz, o ator e cantor Fiuk, a rapper e apresentadora Karol Conká, o rapper Projota, o comediante Nego Di, a youtuber Viih Tube, a funkeira Pocah, a digital influencer Camilla de Lucas, o ator e cantor Lucas Penteado e o sertanejo Rodolffo.

No lado dos anônimos, o programa preza por perfis que fizeram história na atração. Há os marombeiros Arthur e Arcrebiano; o fazendeiro Caio, que representa a paixão do reality show por um “cowboy” — dois deles saíram premiados: Rodrigo (BBB2) e Fael (BBB12) ; as belas Kerline, Sarah e Thaís; a “doidinha” Juliette; a DJ Lumena e até os intelectuais João Luiz e Gilberto.

Crédito: Globo/Divulgação

Na Pipoca, vale destacar a volta de uma brasiliense ao time. É Sarah Andrade, 29 anos, consultora de marketing digital. Essa é a primeira vez, desde a edição de 2017, que o Distrito Federal terá um representante novamente no reality show (relembre no quadro outros brasilienses no BBB). Pelas redes sociais, a candanga deixou um conteúdo programado em que falou que viveu um período de ansiedade e incerteza antes de entrar no programa e, agora, pede: “Conto com a torcida de vocês”. Ao todo, são 20 participantes na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

Dinâmica da temporada

O programa começa antes mesmo do início. Desde a terça-feira passada e até hoje, os brothers e as sisters participam de uma votação. O público escolhe três integrantes da Pipoca e três do Camarote para entrarem na casa com imunidade, ou seja, sem poderem ser votados no paredão. Os seis escolhidos ficarão separados do restante dos 14 participantes e também terão a missão de indicar uma pessoa ao primeiro paredão do Big brother Brasil.

A dinâmica promete movimentar a casa e recicla elementos usados em temporadas anteriores, como a separação de grupos — a primeira vez foi no BBB9, quando um muro dividia a casa em lado A e lado B — e a votação pelos preferidos do público — que movimentou a primeira semana do BBB19.

Outra novidade é em relação ao VIP e à Xepa, grupos que separam os participantes após a prova da comida e definem como será a alimentação deles naquela semana, se mais luxuosa, ou mais simples. Pela primeira vez, as cozinhas ficam lado a lado na parte interna da casa. Na decoração, elas são um encontro entre a modernidade e a tradição: a cozinha VIP tem ares industriais, enquanto a da Xepa tem inspiração na decoração de uma cozinha de avó.

No mais, o BBB21 segue os moldes das outras edições, com um líder que tem imunidade e poder de indicação ao paredão (além, agora, de participação num podcast); paredão com prova do Bate e volta; Bigfone, Anjo e Monstro, Jogo da Discórdia e #FeedBBB, esse último com conteúdos digitais para dentro e fora da casa.

As festas, que também se tornaram tradição, farão parte da temporada. Sobre a casa, mudanças na academia, que terá um lounge para acomodar os participantes, e um grande painel com as caricaturas de todos os participantes para que sejam organizadas estratégicas, similar à Mesa Tática do líder.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

6 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

6 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás