babu-santana-acumula-torcidas-no-bbb20-1170x715 Crédito: TV Globo/Reprodução

BBB20: Programa se desenha para ter Babu como campeão

Publicado em Reality show

No paredão com Marcela e Flayslane, Babu deve sair ileso da berlinda e caminha para se tornar o campeão do BBB20

O BBB20 chega ao fim apenas no dia 23 e muito ainda está por vir. No entanto, os caminhos para a final do programa já começam a ser desenhados. É impossível cravar quem serão os três finalistas, porque um paredão ou outro podem impedir o desejo do público. No entanto, uma coisa é certa, Babu caminha para se tornar o vencedor da 20ª edição, mesmo que esteja na berlinda desta terça-feira contra Flayslane e Marcela.

O ator tem uma trajetória interessante no BBB. Antes mesmo de entrar na casa, assim que teve o nome anunciado como um dos participantes, chamou a atenção. Isso porque Babu Santana tem um currículo de dar inveja, com diversos filmes — entre eles a cinebiografia de Tim Maia –, prêmios em festivais e participação em novelas. Apesar disso, o ator nunca conseguiu ser visto como uma grande estrela, situação essa que perpassa por muitos aspectos, entre eles, o racismo estrutural.

Crédito: TV Globo/Divulgação

Dentro da casa, Babu sempre se posicionou. Talvez tenha começado as primeiras semanas mais quieto. Mas logo se destacou pela primeira postura na polêmica que envolveu brothers e sisters. Em diversas conversas com os homens, pediu para que ouvissem as mulheres, que tentassem entender o feminismo. Depois, muita gente se surpreendeu, com a debandada dele para o lado dos meninos. Babu justificou que tinha a ver com o fato de não gostar do jogo do grupo hegemônico que tinha Pyong calculando votos.

Mesmo vendo que estava indo para um “barco furado”, foi. E pagou o preço por isso. Junto com Lucas e Prior, se viu como opção de voto na casa. E foi diversas vezes ao paredão. Seis, para ser exato. Esteve na segunda semana contra Hadson, Petrix e Pyong por indicação do líder Guilherme. Esteve na berlinda novamente no quarto paredão enfrentando Victor Hugo e Lucas, sendo o mais votado da casa. No sétimo paredão apareceu de novo contra Manu e Victor Hugo. Sem descanso foi ao oitavo paredão do BBB20 com Rafa e Pyong. Os outros dois paredões são os mais recentes: o 11º com Thelma e Gabi; e, agora, com Flayslane e Marcela.

Só o fato de ter ido a seis paredões já podia indicar que Babu estava no caminho para se tornar campeão. Já se sabe que participante “perseguido” costuma ser abraçado pelo público. Mas a perseguição contra Babu nunca foi só para o paredão. Ele costuma ser julgado de forma diferente dentro da casa, expondo o já falado lá em cima racismo estrutural. O jeito do “paizão” também agradou ao público, sendo bem “gente como a gente”, com bom-humor em alguns momentos e mau, em outros — a maioria em situações que qualquer um sairia do sério, como nas atitudes sem noção de Daniel. Babu não é perfeito. Ninguém é. Em alguns momentos teve atitudes machistas ou preconceituosas. E foi julgado pelo juízo das redes sociais, muitas vezes até com mais força do que outros participantes.

Crédito: TV Globo/Divulgação

O fato é que Babu é uma figura empática. Vê-lo sofrendo sozinho no jogo dói. Até o tal “azar” que ele vem falando de bater na trave nas provas, tem um impacto aqui fora. Por isso, conseguiu que duas empresas decidissem doar, cada uma delas, um carro para ele, e fãs do participante tiveram a iniciativa de fazer vaquinha na internet. Há quem pense que isso tira o direito de Babu do prêmio. Um erro, ele merece como qualquer um outro dentro da casa. Caso o ator vença o BBB, como tem chance, a edição 20 entrará mesmo para a história ao coroar o primeiro participante homem negro, ou melhor, preto, como Babu prefere ser chamado.