Audiosserie #tdvaificar… com Juliana Silveira e Lorena Comparato estreia nesta sexta-feira

Compartilhe

#tdvaificar… é mais uma produção nacional do formato que ganhou projeção recentemente no país

O bom momento dos podcasts no Brasil tem estimulado a criação de audiosseries. O formato, que lembra a radionovela, ganha ainda mais força com o lançamento da dramaturgia #tdvaificar…, de criação e direção de Jaqueline Vargas, nome por trás de sucessos televisivos como Sessão de terapia e Rua Augusta.

Ambientada no contexto da pandemia do novo coronavírus, a narrativa se passa no edifício Harmonia, em São Paulo, e tem início quando Janice (Lorena Comparato) e Viviane (Isabella Guarnieri), mãe e filha, brigam e, ao dar uma volta pelo prédio se deparam com uma cena assustadora no apartamento de Cândida (Angela Vieira), a síndica. O que cria um caos entre os moradores e quem assume a liderança para encontrar as respostas dos acontecimentos é Débora (Juliana Silveira).

Por ser uma dramaturgia em formato de áudio, a produção trabalha os sons de objetos e do ambiente, como de portas abrindo e fechando e o barulho dos pingos de chuva. Além disso, a atuação do elenco é mais carregada na dramatização da fala, para passar o sentimento dos personagens. “Acho que a audiosserie pode nos proporcionar o resgate ao diálogo”, avalia Jaqueline Vargas fazendo referência a um elemento que, anteriormente, era mais importante nas novelas e foi se dissipando com o passar dos anos.

Para Lorena Comparato, uma produção como #tdvaificar… traz uma mistura da técnica das radionovelas do passado com o avanço da tecnologia. “É muito interessante porque tem essa coisa espiral da comunicação de voltar, mas em outro lugar. Estamos voltando para a radionovela, mas com a maestria da técnica do áudio, do som, da ambientação, que está em outro patamar”, comenta.

E ainda completa do falar da nova relação do público com o áudio: “Fora que também os aparelhos que a gente usa para escutar… Isso também vai mudando. Antes era um rádio numa sala, para toda a família ouvir. Hoje se pode ouvir um podcast no banho, fazendo exercício”.

A audiosserie estreou na madrugada de hoje aos principais serviços, como Spotify, Deezer e Apple Music. A primeira temporada será composta por cinco episódios, que serão lançados semanalmente nas plataformas.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Análise: Bella Campos cumpre dever de casa em estreia satisfatória de “Vale tudo”

Primeiro capítulo entrega o que prometeu, com texto ágil e fiel ao original. Audiência corresponde,…

3 dias atrás

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

4 dias atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

6 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

1 semana atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

1 semana atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

2 semanas atrás