thiago_chagas1 Foto: Atuacena/ Divulgação

Ator Thiago Chagas presta homenagem bem-humorada no dia do aniversário de Fernanda Montenegro

Publicado em Entrevista

Thiago Chagas faz sucesso na internet com o personagem Dona Fernandona. Em entrevista, ele conta como é parodiar um ícone da cultura brasileira

“Fernanda Montenegro é sagrada”. A definição do ator Thiago Chagas talvez o afastasse de uma paródia da atriz, um dos maiores nomes da cultura nacional. Mas foi exatamente o contrário que subiu aos palcos e, logo depois, ganhou as redes sociais.

Thiago criou a personagem Dona Fernandona, em que se traveste de Fernanda Montenegro e recria os gestos, voz e jeito de uma das maiores atrizes de nossos palcos e telas. “No meu show de stand up comedy, eu recebo convidados e ainda faço um pouco da personagem. É como se ela não aguentasse de abstinência do teatro durante a pandemia e fosse parar no stand up”, explica o ator.

Neste sábado (16/10), Fernanda completa 92 anos de idade. E Thiago aproveitará a oportunidade para prestar homenagens à musa inspiradora. É ele mesmo que faz o convite: “Sábado e domingo, dias 16 e 17, estarei na Casa da Comédia Carioca, em Ipanema, com esse show e vamos aproveitar para cantar parabéns e mandar muitas energias positivas pra Fernanda. Também farei um live no instagram @donafernandona no sábado, às 18h.”

Entrevista // Thiago Chagas

Foto: Atuacena/ Divulgação

Como surgiu a ideia do personagem Dona Fernandona?
Eu observava muito o jeito de a Fernanda interpretar, como ela usava o tom agudo e o grave na voz. Comecei a brincar com isso e a imitação surgiu naturalmente. A primeira vez que me vesti mesmo foi pra fazer uma homenagem aos 90 anos dela, na feira FLUP, no Rio. A partir dali, comecei a fazer uns vídeos para o instagram. As pessoas curtiram e não parei mais.

Como será a homenagem no aniversário de Fernanda Montenegro?
No meu show de stand up comedy, eu recebo convidados e ainda faço um pouco da personagem. É como se ela não aguentasse de abstinência do teatro durante a pandemia e fosse parar no stand up. Sábado e domingo, dias 16 e 17, estarei na Casa da Comédia Carioca, em Ipanema, com esse show e vamos aproveitar para cantar parabéns e mandar muitas energias positivas pra Fernanda. Também farei um live no instagram @donafernandona no sábado, às 18h.

A atriz Fernanda Montenegro é praticamente uma unanimidade nacional. Não teve medo de brincar com ela?
Com certeza. Esse medo me travou por muito tempo. A Fernanda é sagrada, então como eu posso brincar com ela? Mas esse é o dilema da comédia e do riso desde Aristóteles… No meu trabalho de comediante em geral eu tenho um cuidado de pensar de que lado da piada eu estou. Contribuindo com o opressor ou com o oprimido? Acho que as pessoas gostam porque percebem a admiração e o respeito que tenho por ela. As grandes mulheres sempre me inspiraram. Muitas divas universais já foram homenageadas nos cabarés e no teatro por atores e drags. Marlene Dietrich, Betty Davis, Greta Garbo e por aí vai… É uma homenagem inusitada e especial, a própria personificação da musa inspiradora. Fernanda me inspira.

Dona Fernandona e Fernanda Montenegro já se encontraram? 
Nossa! Esse encontro está literalmente no campo do sonho. Já sonhei várias vezes com ele, mas infelizmente ainda não rolou. Só sei que ela me mandou um beijo através de um colega em comum. Fiquei super feliz.

Você tem outros personagens, mas parece que Dona Fernandona ganhou “vida própria”, ultrapassando as esquetes e indo para as redes e programas como o Mais você. Esperava esse crescimento todo? Isso te assustou, no início?
Eu não tinha muita prática com a internet. Então, o início foi muito surpreendente sim. Mas só surpresa boa. É muito legal ter uma ferramenta tão democrática que faz seu trabalho chegar nas pessoas. Mas ainda é só o início. Além de um projeto para o teatro, em breve começarei a circular com esse show de stand up que a Fernandona participa. Brasília é uma das primeiras cidades. Talvez ainda esse ano. Adoro a cidade e tenho muitos amigos por aí.