gabriel vivan1

Ator Gabriel Vivan e os desafios de viver Davi na série Reis

Publicado em Séries

Gabriel Vivan interpreta o conhecido personagem bíblico e conta como foi gravar a cena de Reis em que Davi derrota o gigante Golias. Confira!

O ator Gabriel Vivan vive um desafio gigantesco na carreira: interpretar Davi, um dos personagens bíblicos mais conhecidos, na série Reis. Em entrevista ao Próximo Capítulo, Gabriel conta que a preparação para o personagem começou cerca de 8 meses antes da estreia. Esse tempo foi dedicado a oficinas que iam desde harpa até a como lidar com ovelhas, além da sessão com uma fonoaudióloga. A seguir você confere os principais pontos do bate-papo!

Davi é um personagem bíblico que está no imaginário popular. Como é o desafio de viver um personagem assim?
O desafio é imenso, é uma responsabilidade e uma pressão (mais minha do que dos outros) muito grande… por mais que o Davi esteja no imaginário, a relevância dele segue intacta nos tempos atuais. Na verdade cresce cada vez mais com o passar do tempo. Davi deixa de estar no imaginário quando o estudamos e o interpretamos. A arte o deixa vivo, pois ele é atemporal. Todos conhecem a história do menino que derrotou um gigante. É a memória viva de um tempo, de uma nação e de uma religião. Representar a complexidade de Davi é por si só o maior desafio.

Você também tinha uma imagem “sua” de Davi? Ela foi correspondida pelo que veremos na tela?
Eu conhecia a história de Davi e quando surgiu a possibilidade de representá-lo aprofundei meus estudos por mais de 8 meses antes de começar a vivê-lo. A imagem que eu tinha foi superada com o enredo da série. Eu o via como um jovem pastor, corajoso e hábil. Contudo, a história me surpreendeu mostrando um lado humano, poético e artístico de Davi, indo além das habilidades de guerreiro. Vamos corresponder e surpreender ainda mais com a história de Davi em Reis.

Como foi gravar a cena em que ele derrota Golias?
Foi bastante intenso e um aprendizado enorme. Davi e Golias se enfrentam no meio de um vale, debaixo de um sol escaldante e rodeado de inimigos. Quando gravamos estávamos vivendo isso. Quando o embate começa, depois de ameaças dos dois lados, Davi usa a funda para atirar uma pedra em Golias, enquanto Golias joga sua lança contra Davi. Gravamos as cenas tanto em externa quanto em estúdio… foi bastante cansativo, mas o resultado está ficando incrível! Vai ter muito slow motion gravados com uma câmera robô e muita adrenalina. Vai ser coisa de cinema.

Como foi sua preparação para viver o Davi?
Com muitas aulas de luta, workshops com ovelhas, vivência, fonoaudióloga, aulas de harpa. Tudo isso que vivi foi muito especial, mas o que eu mais gostei foi o workshop com as ovelhas. Elas são muito queridas e realmente me senti conectado com elas, ainda mais em cena.

Você também é músico e lançou o EP Nós por nós e por todos. Qual é a principal mensagem desse trabalho?
Nós por nós e por todos surgiu durante a pandemia. Foi composta e gravada nesse período conturbado e a mensagem é da transformação que podemos proporcionar ao mundo que vivemos. É um EP com três músicas que se ligam uma na outra e convidam a pessoa a refletir sobre o mundo e mudar seu meio e a sociedade, um apoiando o outro, sendo nós por nós, e por todos.