Alice (Kiara Sasso), Poliana Sophia Valverde), Lorenzo (Lázaro Menezes)_Coletiva As Aventuras de Poliana_Foto Gabriel Cardoso_SBT (9) Crédito: SBT/Divulgação

Inspirada em livro, As aventuras de Poliana estreia no SBT

Publicado em Novela

Emissora de Silvio Santos lança na quarta-feira (16/5) a novela infantojuvenil As aventuras de Poliana

Há alguns anos, o SBT investe em produções dedicadas ao público infantojuvenil. A emissora de Silvio Santos é responsável por atrações de sucesso como Carrossel, Carinha de anjo e Chiquititas. A partir de 16 de maio, o canal lança mais uma grande aposta no segmento com a novela As aventuras de Poliana. O folhetim é uma adaptação feita pela autora Iris Abravanel da saga de histórias de Eleanor Porter: as obras Pollyanna (1913) e Pollyanna moça (1915), publicadas no Brasil pelo selo Via Leitura da Edipro.

Livro de cabeceira da infância da filha de Silvio, Iris contou, em coletiva de imprensa, o que a motivou a trazer a história para os dias de hoje. “Essa novela nos ensina que é nas pequenas coisas que encontramos os momentos de felicidade. O exercício do jogo do contente (promovido pela personagem principal) é para todos. Renovar a nossa mente a cada dia, e viver contente independente das circunstâncias. Sempre há um motivo para sentirmos gratidão. Pode ter certeza que, em um coração cheio de gratidão, não existe espaço para amargura. Essa é a verdadeira essência de As aventuras de Poliana“, adianta Iris Abravanel.

Crédito: SBT/Divulgação
Crédito: SBT/Divulgação

Gravada na cidade cenográfica do SBT e com locações externas em Quixadá, Trairi, Praia da Taíba, todas no Ceará, a novela acompanha a protagonista Poliana, vivida pela atriz mirim Sophia Valverde, uma garota cheia de personalidade. Ela é filha do casal Lorenzo (Lázaro Menezes) e Alice (Kiara Sasso), dois atores que integram o grupo teatral itinerante Vagalume. Por conta da profissão, a família passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês e, para não deixar a filha triste, os pais ensinam a brincadeira do contente, que consiste em ver o lado bom das coisas.

Depois a novela mostra Poliana, com 11 anos, precisando se mudar para São Paulo após a morte da mãe Alice. A jovem vai morar com a tia Luísa D’Avila, papel de Milena Toscana. Lá, ela é recebida pela tia com frieza, que não está feliz com a presença da sobrinha. Toda a liberdade que Poliana tinha com os pais é perdida na mansão dos D’Ávila e, é lá, que começa a aventura a ser exibida na trama.

O elenco tem ainda nomes de sucesso como da atriz Larissa Manoela, que interpreta Mirela Delfino; do ator Dalton Vigh, que faz o vilão Sr. Pendleton (leia aqui entrevista em que ele fala sobre o retorno ao SBT em As aventuras de Poliana); e da atriz Myrian Rios, que faz a diretora da escola Ruth. Os primeiros capítulos da novela serão exibidos às 21h em sequência de Carinha de anjo. Depois, a trama deve ir ao ar às 20h30.

Conheça os livros que inspiraram As aventuras de Poliana

Crédito: Via Leitura da Edipro/Divulgação
Crédito: Via Leitura da Edipro/Divulgação

Pollyanna (1913): Órfã de pai e mãe, a protagonista vai morar com a tia Polly, uma mulher triste e rancorosa e acaba se tornando um exemplo a ser seguido na pequena cidade ao aplicar o “jogo do contente”.

Pollyanna moça (1915): Continuação do primeiro livro, a obra traz a volta da protagonista que, outra vez, transformará a vida daqueles ao seu redor com uma atitude positiva. Na sequência, a fama de Pollyanna já ultrapassa a pequena Beldingsville e a garota é enviada a Boston para ajudar uma rica viúva a superar a tristeza causada pela perda de um filho e pela vida solitária.