apresentadores

Apresentadores Matheus Mazzafera e Caio Braz aproveitam sucesso da web agora na televisão

Publicado em Programas

Apresentadores e atores que despontam na internet ganham as telas da tevê e fazem sucesso. A trajetória inversa também é observada

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Quando o YouTube começou a se popularizar no país vieram as profecias apocalípticas decretando o início de uma concorrência ferrenha entre o site e a televisão, culminando no fim de alguns gêneros televisivos, como o talk show e as séries. Alguns nomes que despontaram no computador chegaram para ficar na televisão, casos do elenco do Porta dos Fundos (Letícia Lima, Luis Lobianco, Julia Rabello, João Vicente de Castro e outros), do apresentador e entrevistador Matheus Mazzafera (do canal Hotel Mazzafera e do Vídeo show) e do apresentador Caio Braz (do canal que leva o nome dele e do programa Marmitas e merendas, do GNT), entre vários outros.

“O mundo está diferente. Não vejo concorrência (entre o YouTube e a tevê), vejo que estamos todos aprendendo a como unificar, como complementar um ao outro. Essa nova geração vem com tablet nas mãos. Mas a tevê, até hoje, é valorizada no Brasil, sobretudo por estarmos num país em que as novelas são muito aclamadas, além de serem uma das raízes da nossa cultura. A internet, com certeza, acaba trazendo novos nomes que não são tão famosos como alguns da tevê, mas cada um para seu público. É possível construir uma audiência gigante hoje apenas com a internet. E, claro, a migração para a tevê, que amplia ainda mais a mensagem de sucesso dita na internet é algo que considero bem positivo e, também, orgânico”, afirma Matheus Mazzafera ao Correio.

Crédito: Arquivo Pessoal. Apresentador Matheus Mazzafera.
Crédito: Arquivo Pessoal. Apresentador Matheus Mazzafera.

O apresentador faz ainda uma ressalva: “Vale lembrarmos que existe um problema de inclusão digital porque o acesso à internet por todo o Brasil ainda é uma problemática. É um custo alto fazer isso. Então, considero que estamos no início das descobertas do que será a internet futuramente.”

Seguido por mais de 3 milhões de pessoas no Hotel Mazzafera, Matheus estreou em agosto como repórter do Vídeo show, depois de ter passado pelo GNT e pelo Superpop de Luciana Gimenez, na Rede TV.! Fazer entrevistas não é exatamente uma novidade para Matheus, que arranca confidências de famosos em seu canal na internet.

“Não acredito que o foco deva ser em quantidade de views, porque cada artista e, também, cada assunto, tem seu público. O que cada um quer ver em um determinado momento é o que interessa para essa pessoa. Então, quero trabalhar para produzir conteúdos diversos e atingir diferentes audiências. Acho que todo mundo tem que ser autêntico e verdadeiro. Isso faz a grande diferença no YouTube. O que já foi feito, não dá para repetir, né?”, afirma, entre risos.

Versatilidade dos apresentadores

O youtuber e apresentador Caio Braz é outro nome que transita bem entre os dois formatos. Na internet, ele comanda um canal no YouTube, com 112 mil inscritos. Na plataforma desde 2016, ele posta vídeos em que fala de vários assuntos, de viagens a moda masculina. “A internet é tudo na minha carreira. É o lugar onde eu desenvolvo ideias mais complexas, já que na tevê ainda não consegui ocupar este espaço para articular outros temas. Crio muitos vídeos e séries sobre comportamento e cultura. Ganho bem mais dinheiro na internet do que na tevê”, explica.

Braz ainda utiliza outra plataforma na web. É o IG TV, no Instagram, onde é seguido por 149 mil pessoas. Chamado Xou das noves, o programa é um talk show interativo que já recebeu políticos e cantores. “Batemos um papo de mais ou menos uma hora sobre assuntos do universo do convidado, e as pessoas que assistem podem participar e enviar perguntas. Escolhemos convidados que a gente acha que estão ligados ao debate nacional e que agregam conteúdo às pessoas”, revela.

Crédito: Estudio Bingo/Divulgação
Crédito: Estudio Bingo/Divulgação

Na televisão, ele é o nome à frente do programa Marmitas e merendas, do canal GNT, exibido às quartas, às 21h. A atração está na segunda temporada. “É um projeto muito especial. Resolvemos criar juntos um programa que falasse sobre o comportamento das pessoas com a alimentação, algo que fosse além de um programa de receitas. Falamos sobre qualidade de vida, rotina, organização, alimentação saudável, equilíbrio. O programa tem uma audiência ótima, fiquei muito feliz”, conta Caio Braz.

Sobre a inserção na internet e depois na tevê, Caio conta que tudo começou ainda na adolescência. Aos 11 anos, ele criou um site dedicado a girlband Spice Girls, que depois se tornou um YouTube exclusivo com vídeos do grupo. “Naquela época, isso não existia, e eu virava as noites transformando uma fita de videocassete em arquivos virtuais. Depois, mais velho, comecei a criar vídeos de moda e viagens, até que o GNT assistiu a minhas coisas e me chamou para um teste. Isso foi em 2011. Desde então, estou lá, transitando entre projetos como o GNT Fashion, Marmitas e merendas, Papo de segunda, Saia justa, prêmios do canal, etc.”, acrescenta o apresentador.

Caminho inverso

Fernanda Souza: Há dois anos, a atriz estreou no Multishow o programa Vai Fernandinha. O sucesso da empreitada a levou para o YouTube no ano passado. O canal, que leva o nome da artista, tem mais de 1,8 milhão de inscritos, com vídeos sempre às quintas, às 19h. Lá, ela recebe convidados para desafios, TAGs e bate-papos, além disso compartilha bastante da vida pessoal e ainda dá conselhos. Neste ano, Fernandinha ainda ganhou uma websérie no YouTube do Multishow, a atração Zodíaco da Fê, em que entrevista famosos sobre signos.

Giovanna Ewbank: Em 2009, Giovanna Ewbank estreou como apresentadora no programa infantil TV Globinho após dois anos de experiência em novelas, Malhação (2007) e A favorita (2008). Em janeiro de 2016, Giovanna decidiu migrar para o YouTube criando o canal Gioh, que tem mais de 2,9 milhões de inscritos. Lá, posta vídeos em que recebe convidados famosos para o quadro Na cama com Gioh. Atualmente, ela apresenta o Superbonita, do GNT, e tem ainda uma websérie no canal oficial da emissora no YouTube, intitulada Amores do Gioh.