Conceitos e sucessos do mundo da internet são inspiração para programas de tevê. É o caso de Anitta entrou no grupo, do Multishow, e Trampo zika, da MTV
Mais de 40,5 milhões de seguidores no Instagram, mais de 13 milhões no Facebook e mais de 9,1 milhões no Twitter. Um canal com mais de 12 milhões de inscritos no YouTube. Esses são os grandiosos números da cantora, compositora e apresentadora Anitta só na internet. Esse enorme alcance e a própria aproximação da artista com as redes sociais, comentando e compartilhando fatos da vida nos stories, foi o que motivou a criação do programa Anitta entrou no grupo, que estreou em abril do ano passado no Multishow e, desde a última terça-feira, exibe a segunda temporada, sempre às terças, na faixa das 20h30 do canal.
A atração tem como inspiração o ambiente cibernético. Começando pelo título, que faz referência aos grupos de WhatsApp já que Anitta recebe, a cada episódio, dois convidados para participar de um game show com diversas brincadeiras, entre elas, a de interpretar canções uns dos outros em uma espécie de karaokê. Além disso, por ser ao vivo, há diversas formas de interação multimídia: com fotos, vídeos, surpresas e memes sendo mostrados no telão do programa; a enquete de votação das músicas, em que o público pode participar pelo Facebook — são os telespectadores que escolhem as canções que os artistas terão que interpretar no palco do programa —; e a cabine digital (novidade da segunda temporada), que comenta o programa ao vivo pelo YouTube, sob o comando da David Brazil e que, a cada episódio, conta novos convidados “entrando no grupo”.
Como forma de divulgar a atração, o Multishow propôs a Anitta uma coletiva de imprensa pelo WhatsApp. Reunindo mais de 20 jornalistas de todo o Brasil, incluindo a equipe do Correio, a apresentadora atendeu a imprensa em um grupo do aplicativo por cerca de meia hora. “Amei essa ideia. Estou fazendo a coletiva aqui deitadinha na cama do hotel”, disse Anitta em áudio compartilhado no grupo, quando deu início ao bate-papo.
Sobre a nova temporada, a artista contou que a ideia era fazer uma atração completamente diferente. Porém, a pedido do Multishow, Anitta entrou no grupo segue o formato do ano passado. “Eu amo transformar, e tinha falado para o Multishow que, a cada ano, queria um programa de um jeito. Tinha sugerido mudar o programa completamente. Só que eles amaram como foi no ano passado, deu muita audiência e eles queriam repetir. Então, pediram para executar essa minha ideia numa próxima vez”, conta.
Segunda temporada
A única grande mudança no formato é que, agora, os artistas não se juntam mais para cantar uma faixa inédita ao fim do programa. Apesar do ter sido um sucesso com o público, o canal percebeu uma dificuldade de lançar as faixas em outras plataformas, um pedido dos fãs. Em compensação, a atração vem com novidades quentes, como a cabine digital, que receberá nomes de destaque da web, como Nicole Bahls, Monique Alfradique, Blogueirinha e Gkay, e a presença do pai de Anitta, mais conhecido no Instagram como Painitto, como auxiliar de palco ao lado de Victor Sarro.
“Meu pai vai ser um comentarista do programa também. Ele vai ser tipo meu assistente de palco. Na verdade, a ideia de trazer meu pai foi para a outra ideia de programa que eu tive, caso eles topassem mudar tudo. Eles gostaram de ter meu pai e pediram para roubar essa ideia do meu outro programa. Falei que tudo bem. O povo está gostando dele (que abriu, neste ano, o Instagram para ser seguido pelos fãs da filha). Ele é comédia. Às vezes, fala umas merdas, mas se falar ao vivo dou um corte nele e está tudo certo”, completa.
A segunda temporada terá cinco episódios sempre com parcerias inusitadas. A estreia foi com Melim e É O Tchan. O segundo programa terá Ferrugem e Kevinho. No terceiro, estão escaladas Elba Ramalho e Ludmilla. Sobre os dois últimos, Anitta fez mistério, disse apenas que Léo Santana é um dos confirmados. Ela tenta fechar com Luan Santana para completar o time ao lado do cantor de axé.
“A seleção dos convidados foi bem tipo do ano passado, uma coisa bem diferente da outra. Vocês vão ouvir convidados que não têm nada a ver com o estilo do outro. Vai ser bem engraçado. A ideia é não ficar levando tão a sério, se divertir. Toda a ideia do programa sempre foi como se fosse uma festa na minha casa e que o público adora assistir nos meus stories. Às vezes, tem mais de 4 milhões assistindo. Sempre falo para os artistas não ficarem apegados em arrasar e, sim, de arriscar e se divertir”, acrescenta.
Projeto do YouTube
Humorista, youtuber e digital influencer, Lucas Maciel começou a carreira televisiva no Pânico na Band, onde ficou por cinco anos. Mas foi na internet que realmente fez sucesso. Desde 2015, ele se destaca na internet com o canal Selfie service, em que é seguido por mais de 432 mil pessoas. No Instagram, contabiliza mais de 746 mil seguidores. Sempre de olho nos fenômenos da rede, a MTV propôs um programa para Lucas em sua programação. É o Trampo zika, que estreou na última terça-feira, com episódios sempre no dia, às 21h30.
A ideia da atração é mostrar Lucas Maciel testando diferentes profissões — projeto que ele já mantém no canal no YouTube. “Quando fiz meu canal no YouTube, não sabia muito o que postar. Nessa mesma época, eu estava na faculdade de TV e estava assistindo a muito documentário. Assisti a um que meio que me despertou para isso, o Boca de lixo, de Eduardo Coutinho. O cara conseguiu mostrar uma realidade que ninguém conhecia. Pensei: ‘E se eu falar de profissões?’”, lembra.
Assim, ele começou acompanhando um motoboy, depois um coveiro, um fazendeiro, um pedreiro e diversos outros profissionais em seu canal. “Fiquei fazendo por uns três anos até chegar agora na MTV. A ideia principal é a mesma: conhecer uma profissão e me jogar nela. Não só mostrar, mas realizar, ser um funcionário por um dia. A grande diferença também é o tamanho. Na tevê, é meia hora de atração. A gente consegue mostrar melhor essas histórias”, define.
Em relação aos trabalhos executados, ele conta que, para o programa da MTV, buscou os mais curiosos. Ao longo de 12 episódios, Lucas Maciel poderá ser visto em atividades como bombeiro, alpinista industrial, drag queen, coletor de lixo e dublê. Em alguns capítulos, ele ainda tem presenças ilustres como Becca Pires, apresentadora da MTV, a youtuber e atriz Gabi Lopes, e Tati Dias e Gabi Prado, ambas do De férias com o ex Brasil. “Vejo o Trampo zika quase como uma faculdade pessoal. Entendo um universo completamente diferente do meu. Saio sempre transformado. Cada profissão tem uma particularidade. Isso me ensina muito”, completa.