Ahsoka: o que você precisa saber antes de assistir à série

Compartilhe

O Próximo Capítulo faz um guia para a série estrelada por Rosario Dawson, que já tem os dois primeiros episódios disponíveis no Disney +

Por Caetano Mota* e Khalil Santos

Desde o lançamento de Star wars: uma nova esperança, em 1977, o público já sabia que a saga marcaria atemporalmente a história do cinema. Para a geração Z que cresceu fã, a expansão do universo cinematográfico permitiu que Luke ou Anakin Skywalker não fossem os únicos heróis para o público. A partir disso, surge Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin, o jedi que se tornaria Darth Vader, um dos maiores vilões de todos os tempos.

Do diretor e produtor Dave Filoni, Ahsoka vem para fechar as pontas que a personagem deixou em aberto em Star wars: rebels, animação que conta a história dos primórdios da Rebelião. Assim como na Marvel e na DC, o universo de Star Wars também necessita de conhecimento prévio de outras produções para entender mais facilmente os filmes e séries lançados. Aqui, o Próximo Capítulo te mostra os principais pontos que você precisa saber antes de assistir Ashoka.

Quando a minissérie se passa?

Vamos ser sinceros: a linha do tempo de Star Wars só não é mais confusa que a de X-Men. Entretanto, isso não significa que Ahsoka está tão desconexo das últimas produções da franquia. No cânone de Star Wars, a minissérie se passa paralelamente aos eventos da terceira temporada de The Mandalorian, cerca de 10 anos após Star wars: o retorno de jedi e aproximadamente 20 anos antes dos acontecimentos de Star wars: o despertar da força.

Quem é Ahsoka Tano?

Cena de Clone wars | Lucasfilm/Divulgação

A personagem foi introduzida no filme animado de 2008 Star wars: a guerra dos clones e, posteriormente, se tornou um dos principais personagens da série de sucesso homônima. A jornada de Ahsoka teve continuação em Star wars: rebels e em The Mandalorian, na qual a versão live-action da heroína, estrelada por Rosario Dawson, foi introduzida na segunda temporada.

Apelidada de “abusada” por seu mestre Anakin Skywalker, Ahsoka foi descoberta pelo mestre jedi Plo Koon ainda criança e levada para o templo jedi em Coruscant, onde deu início ao seu treinamento. A jovem, da espécie togruta, esteve envolvida em diversas batalhas e confrontos nas Guerras Clônicas.

Porque ela não é considerada um Jedi?

Na quinta temporada de Star wars: a guerra dos clones, Ahsoka Tano foi incriminada de plantar uma bomba na ordem Jedi e ela não conseguiu limpar seu nome, sendo capturada e perdendo seu título de Padawan. Mais à frente na série, Anakin descobre quem foi o verdadeiro culpado pelo ataque e consegue readmitir Ahsoka na ordem, mas ela recusa o convite de retorno alegando querer forjar o seu próprio caminho.

Essa trilha única refletiu mais tarde em sua aparição com os sabres de luz de cor branca, para demonstrar o caminho neutro adotado pela personagem, que não possuía nem um lado Jedi, representado pelo azul, verde e roxo, nem o lado Sith, representado pelo vermelho.

Ela resolveu viver uma vida pacífica e silenciosa sob a alcunha de “Ahsla”, o que a fez sobreviver a Ordem 66 até o encontro com os caçadores de Jedi, os Inquisidores, nos primórdios do Império. Ahsoka lutou bravamente e, ao lado de Bail Organa (pai adotivo de Leia), se uniram à Cruzada da Resistência.

A Ghost e Ezra

Em Star wars: rebels, acompanhamos a tripulação da nave Ghost em suas missões de resistência contra o Império Galáctico. Ela é composta por Zeb, o alienígena muscoloso; Chopper, o droide ranzinza; Hera Syndulla, a condutora da nave; Sabine Wren, a mandaloriana artista; Kanan Jarrus, o cavaleiro jedi; e Ezra Bridger, um garoto perdido que se descobre nos caminhos da força,  o protagonista da série. Nesta produção, Ahsoka é uma peça importante na primeira temporada, pois ela provia inteligência para diversas células rebeldes, sendo uma delas a tripulação da Ghost. Sabendo que ainda existem Jedi sobreviventes, o Império começa a caçar os remanescentes com os Inquisidores. Assim, Ezra, Ahsoka e Kanan têm seus caminhos cruzados na luta contra esses caçadores.

Foi Rebels que proporcionou o reencontro de Ahsoka com o seu mestre Anakin, agora tomado pelo lado negro, no manto de Darth Vader. A luta foi um dos destaques da série animada, expondo diversos flashbacks do passado dos dois e, certamente, uma recompensa para quem acompanhou de perto Clone wars.

A conclusão da batalha entre Vader e Ahsoka Tano não havia sido mostrada ao público, deixando a acreditar que, talvez, a personagem tivesse morrido no confronto contra o Sith. Porém, mais à frente na série, Ezra encontra o “Mundo Entre os Mundos”, uma realidade acessada através da força que une todos os momentos no tempo e espaço, tudo em um único lugar. Lá, Ezra resgata Ahsoka de sua iminente morte na luta contra Vader, dando o primeiro gostinho de viagem no tempo na saga. A heroína agradece e diz que deve sua vida ao Jedi.

Grão-Almirante Thrawn

Com o Império se alastrando ao longo da galáxia, um nome se destacou entre as forças militares por sua percepção aguçada e investida implacável sobre forças insurgentes. O Grão-Almirante Thrawn foi um personagem resgatado do não-cânone, o universo pré-domínio da Disney sobre a franquia. Ele, diferente dos Sith, não utilizava da força bruta para vencer seus inimigos, mas sim de estratégias pesadas e armadilhas ardilosas. Thrawn cruza seu caminho com a Ghost e se torna um problema para a resistência como um todo. No último confronto de Rebels, a Batalha de Lothal, Ezra se prende com Thrawn em uma nave e ambos somem no hiperespaço.

Sabine era a pessoa mais ligada a Ezra e, junto de Ahsoka, partem numa jornada pelo paradeiro do Jedi. Em Mandalorian, Ahsoka aparece ainda na busca por Thrawn e Ezra, em um período pós-queda do Império Galáctico. Seu encontro com Din Djarin (o Mandaloriano) e Grogu foi muito significativo para a série, já que foi ela que indicou Luke Skywalker para treinar o bebê Yoda nos caminhos da força.

O que esperar da nova série?

‘Ahsoka’ irá contar com 8 episódios e, pelos trailers, a trama parece girar em torno de dois misteriosos usuários da força atrás de Thrawn. Além disso, a história promete colocar um ponto final na saga da busca por Ezra Bridger. Foi confirmado que os personagens da animação Rebels ganharão versões em live-action, logo, veremos quase (senão todos) os membros da Ghost em carne e osso. Sabine Wren e Hera Syndulla já apareceram nos trailers e são interpretadas por Natasha Liu Bordizzo e Mary Elizabeth Winstead, respectivamente.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Ibarra

Pedro Ibarra

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

3 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

3 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás