The Gray Man (2022) Ryan Gosling as Six. Cr. Paul Abell/Netflix © 2022 Cena do longa Agente oculto | Foto: Paul Abell/Netflix Cena do longa Agente oculto

Agente oculto estreia história moderna de espiões este sexta (22/7) na Netflix

Publicado em Ação

Em coletiva global, o elenco de peso, com nomes como Ryan Gosling, Chris Evans e Ana de Armas, falou sobre o que faz Agente oculto um longa diferente

Por Pedro Ibarra

Uma nova e promissora história de espionagem será apresentada pela Netflix esta semana. Agente oculto chega à plataforma com uma proposta diferenciada de ação e suspense para o gênero. Com um elenco grande e recheado de estrelas do cinema internacional, como Chris Evans, Ryan Gosling, Wagner Moura, Ana de Armas, Billy Bob Thornton, Alfre Woodard e Rege-Jean Page, o filme promete dar um ar contemporâneo para a espionagem.

O longa, baseado em um romance homônimo, acompanha o mercenário secreto da CIA Gentry (Ryan Gosling), que, após anos em missão, descobre podres na própria corporação. Contudo, ele se vê cercado de todos os lados por inimigos do passado e por pessoas com interesse financeiro na morte dele. Ele precisa proteger as próprias identidade secreta e vida, enquanto lida com a traição que sofreu e com os fantasmas do passado.

O formato megalomaníaco e cheio de estrelas é pensado justamente para a criação de núcleos que se entrelaçam. “É uma história moderna. Um filme de espionagem novo, diferente do que foi feito”, avalia Joe Russo, diretor do filme ao lado do irmão Anthony, em coletiva internacional. O filme não traz apenas ação, mas crítica. “É um roteiro conectado diretamente com alguns problemas da vida real”, complementa o codiretor.

Wagner Moura faz papel menor no filme | Paul Abell/Netflix

É o melhor dos dois mundos, com a ideia contemporânea de roteiro somada às velhas fórmulas que fizeram o gênero de espionagem tão popular. “A gente filmou um pouco de tudo que eu cresci amando no cinema dos anos 1980 e 1990”, diz Ryan Gosling.

O grande elenco só se soma a toda a ideia que eles pensaram. “A nossa motivação de criar um filme com um elenco como esse, com atores tão bons vivendo personagens tão interessantes, é a possibilidade de transformar isso em um grande universo”, diz Anthony Russo. Eles mal entregaram um filme e já se preparam para mais. “As pessoas vão poder acompanhar novas histórias desses personagens”, completa.

Tudo pelos diretores

Peça-chave na construção do longa e do elenco, os irmãos Russo são a alma de Agente oculto. Além de assinarem a direção, eles tiveram peso na montagem de elenco, já que ficaram conhecidos e respeitados por dirigir os dois últimos filmes das franquias Capitão América e Vingadores. Joe ainda é um dos responsáveis pelo roteiro.

Chris Evans reedita parceria com os diretores. “Nossa confiança, entendimento e comunicação só melhoram”, afirma o ator, eternizado pelo papel de Capitão América e que esteve em todos os filmes dos irmãos Russo na Marvel. “Trabalhar com os Russo é sempre libertador. Só seria possível fazer um filme desses com eles”, elogia Evans, que vive Lloyd Hansen, o vilão do longa.