abacadabra Foto: Disney Studios/Divulgação Cena de Abacadabra 2

‘Abracadabra 2’ estreia na Disney+, repaginando um clássico

Publicado em Filmes

Continuação de longa Abacadabra, de 1993, chega nesta sexta (29/9) e aposta em mesclar o estilo adolescente do estúdio com a nostalgia de um clássico

Ândrea Malcher*

As irmãs Sanderson foram atualizadas para a geração Z na continuação Abracadabra 2. Após 29 anos do lançamento do filme original, a aguardada sequência estreia nesta sexta (30/9) no catálogo do Disney+.

O filme carrega todos os elementos que encantaram o público na década de 1990: números musicais, magia e muito humor. Winnie (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah (Sarah Jessica Parker) retornam à Salem, Massachusetts, após acidentalmente serem chamadas pelas amigas Becca (Whitney Peak,famosa pelo reboot de Gossip girl) e Izzy (Belissa Escobedo), assim como no primeiro filme. As adolescentes recebem ainda a ajuda de Gilbert (Sam Richardson), o dono da loja de mágica Olde Salem Magic Shoppe e testemunha do desaparecimento das bruxas em 1993.

São muitas as referências ao clássico, desde o gato Thackery até Billy Butcherson, “ex-amante” de Winnifred. No entanto, muito do humor e da premissa da trama é baseada na fama que as irmãs ganharam na cidade e nas mudanças que o mundo passou desde a última aventura mágica.

Em Abracadabra 2, a grande aposta são os personagens, já que, agora, Bette , Sarah e Kathy estão imortalizadas na cultura pop como as irmãs Sanderson. A continuação superou as piadinhas “de tio” e o excesso de números musicais, o que não significa que estes elementos estão ausentes, mas são usados de forma fluida, tornando o filme muito mais dinâmico.

A obra não decepciona os fãs e também é divertida para quem nunca viu Abracadabra, o que é maravilhoso tendo em vista o quanto a continuação foi requisitada. Para se ter uma ideia, o primeiro teaser de Abracadabra 2, divulgado em junho deste ano, alcançou 43,6 milhões de visualizações no YouTube logo nas primeiras 24 horas.

Por fim, vale mencionar a maestria da Disney para conduzir histórias fantásticas para toda a família. Além de empregar um grande esforço para bons efeitos especiais, cenários e figurinos, o universo da, agora, franquia recebeu o tratamento dos filmes originais para adolescentes pelo qual o estúdio é reconhecido. O título se apresenta como uma excelente escolha para jovens e pais assistirem juntos.

*Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra