Mal terminou no Viva, A viagem passa a ser oferecida na plataforma de streaming. Preguiça ou qualidade?
Tem mais ou menos um ano que o Globoplay premia os noveleiros de plantão com uma novela antiga no catálogo a cada 15 dias. A iniciativa é louvável, mas gera algumas dúvidas quando o título escolhido acaba de ser exibido no Vale a pena ver de novo ou no Viva, a ponto de estar fresquinho na memória do público.
É o caso de A viagem (1994). Não que a novela de Ivani Ribeiro seja ruim ー ela é muito boa! Mas a proximidade da última reprise do folhetim, que terminou há um mês no Viva, atrapalha um pouco a experiência. Além disso, A viagem foi reprisada no Vale a pena ver de novo em 1997 e em 2006 e no próprio Viva em 2014.
De qualquer maneira, é bom saber que temos ao alcance de um app (de navegação ruim, vale frisar) o amor etéreo de Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes). Com pegada espiritual A viagem conquistou todo tipo de público e ainda tem o que talvez seja o melhor papel de Guilherme Fontes na TV como Alexandre. Outros atrativos são o texto de Ivani Ribeiro, uma craque, e as atuações de nomes como Laura Cardoso, Miguel Falabella e Cláudio Cavalcanti.
Relembre os personagens de A viagem
Diná (Christiane Torloni) – Filha de dona Maroca (Yara Cortes), irmã de Raul (Miguel Falabella), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes). É dona de uma locadora de vídeo. Bonita, elegante, meiga, inteligente, muito ligada à família. Vive uma relação conturbada com o marido, Téo (Maurício Mattar), com quem tem uma filha, Patty (Viviane Ribeiro). É extremamente ciumenta. Adora a mãe e os irmãos, e tem muita afinidade com Estela desde pequena. Recusa-se a enxergar os maus passos de Alexandre, a quem sempre defende. Após se separar de Téo, ela se envolve com o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), com quem forma o casal protagonista da novela.
Otávio Jordão (Antonio Fagundes) – Advogado criminalista, viúvo, pai de Dudu (Daniel Ávila) e Júnior (Felipe Martins). Homem justo, empenha-se em colocar Alexandre na cadeia. Apaixona-se por Diná, com quem forma o casal protagonista.
Alexandre Veloso (Guilherme Fontes) – Rapaz sem caráter, maldoso, vingativo. Filho caçula de dona Maroca. Morre no início da trama e passa a atormentar os que julga responsáveis por seu trágico destino.
Estela (Lucinha Lins) – Inteligente, forte, cria sozinha a filha adolescente, Bia (Fernanda Rodrigues) porque o marido, Ismael (Jonas Bloch), a abandonou há muitos anos. É mais fechada e contida do que a irmã, com quem tem uma forte ligação. Trabalha num escritório, mas também faz artesanato, que vende para os amigos, e na locadora de Diná. No decorrer da trama, envolve-se com Alberto (Cláudio Cavalcanti).
Raul Veloso (Miguel Falabella) – Casado com Andrezza (Thaís de Campos). Homem de princípios rígidos. No início da trama é muito querido pela sogra, Guiomar (Laura Cardoso), e não entende quando ela passa a odiá-lo.
Dona Maroca (Yara Cortes) – Mora com Diná. Mulher bondosa e meiga, que adora a neta Patty.
Téo (Maurício Mattar) – Jovem arquiteto, carismático. Sofre com os ciúmes exagerados de Diná. No decorrer da trama, separa-se dela e envolve-se com Lisa (Andréa Beltrão).
Lisa (Andréa Beltrão) – Namorada de Alexandre. Bonita e sofrida, sustenta a casa, já que o pai, Agenor (John Herbert), vive desempregado, e o irmão, Zeca (Irving São Paulo), é um músico sonhador e sem dinheiro. Ao longo da trama, envolve-se com Téo.
Zeca (Irving São Paulo) – Romântico, sonha tornar-se um músico famoso.
Agenor (John Herbert) – Homem simples e rude. Está sempre procurando emprego, mas não aceita nenhum porque acha todos aquém da sua capacidade.
Guiomar (Laura Cardoso) – Mãe de Andrezza e sogra de Raul, de quem gosta como se fosse um filho. Em determinado momento, sob a influência do espírito de Alexandre, passa a detestar o genro, sem que ninguém entenda a razão. Mora na fazenda, mas sempre visita a filha.
Andrezza (Thaís de Campos) – Vive muito bem com o marido e não entende como a sua vida muda de uma hora para a outra.
Tibério (Ary Fontoura) – Curioso e divertido, mora na pensão de Cininha (Nair Bello) e trabalha no escritório com Estela, por quem nutre uma secreta paixão. Fala sozinho e escuta vozes.
Alberto (Cláudio Cavalcanti) – Amigo de Otávio e médico da família. Espiritualista. Envolve-se com Estela.
Carmem (Suzy Rêgo) – Jovem e bonita, se enfeia para trabalhar na locadora de Diná porque conhece os ciúmes da patroa. Teve um amor misterioso no passado. No decorrer da trama, descobre-se que foi noiva do mascarado Adonay (Breno Moroni).
Adonay (Breno Moroni) – Homem misterioso, que está sempre fantasiado, escondendo o rosto. Ao longo da novela, revela-se o ex-noivo de Carmem, que ficou desfigurado após um grave acidente.
Cininha (Nair Bello) – Dona de uma pensão, aluga quartos. Alegre, divertida, está sempre de bem com a vida. É apaixonada por Tibério.
Padilha (Renato Rabello) – É o faz-tudo da pensão de Cidinha. Um tipo muito divertido. Ajuda na cozinha, faz compras etc.
Geraldão (Cláudio Mamberti) – Tipo alegre e curioso que mora na pensão de Cininha.
Naná (Keila Bueno) – Pensionista de Cininha, veio do interior e adora música. É namorada de Zeca.
Ednéa (Mara Manzan) – Trabalha no escritório com Estela, Tibério e Regina (Mara Carvalho).
Fátima (Lolita Rodrigues) – Dona do salão de beleza onde Lisa trabalha.
Julião (Gésio Amadeu) – Administrador da fazenda de Guiomar, marido de Zulmira (Solange Couto). Tem orgulho da mulher e não faz nada sem consultá-la.
Bia (Fernanda Rodrigues) – Filha de Estela e Ismael, sonha com a volta do pai. Sai todos os dias de bicicleta à procura dele, idealizando a figura paterna.
Ismael (Jonas Bloch) – Mau-caráter que abandonou mulher e filha e retorna disposto a conquistar a confiança da jovem, embora não tenha apego por ela.
Queiroz (Ricardo Petraglia) – Secretário de Otávio, a quem admira muito. Casado, tem duas filhas. É simplório e gosta das coisas muito certinhas.
Glória (Denise Del Vecchio) – Governanta da casa de Otávio. Cuida dos filhos dele como se fossem sua família.
Dudu (Daniel Ávila) – Filho mais jovem de Otávio. Tem uns 12 anos, e está na fase de colecionar tudo o que gosta.
Junior (Felipe Martins) – Filho mais velho de Otávio. Adora o pai, que considera seu amigo e ídolo. No começo da trama é um “mauricinho”. Depois, torna-se um rebelde.
Zulmira (Solange Couto) – Mulher de Julião. Adora mexer com a terra e gosta de animais. Tem um enorme coração.
Regina (Mara Carvalho) – Trabalha com Estela no escritório e finge ser sua amiga, mas é falsa e traidora.
Mauro (Eduardo Galvão) – Sócio de Téo no escritório de arquitetura, tem inveja do amigo porque os clientes o procuram mais, e também porque admira Diná.
*Fonte: Memória Globo