sonho meu2 Carolina Pavanelli e Elias Gleizer na novela Sonho meu

A lúdica Sonho meu estreia nesta segunda no Viva

Publicado em Novela

Escrita por Marcílio Moraes em 1993, Sonho meu trazia uma parceria irresistível entre as personagens de Carolina Pavanelli e Elias Gleiser. Relembre os personagens!

O canal Viva estreia nesta segunda-feira (12/7) a doce novela Sonho meu, de Marcílio Moraes. A trama de 1993 ocupará a faixa das 12h30 e vai encher a tela de ternura. Com direção de Reynaldo Boury, a novela ficou marcada pela pureza da relação entre Maria Carolina, a Lalesca, (Carolina Pavanelli) e o artesão de brinquedos Tio Zé (Elias Gleiser).

A parceria dos dois começa quando a mãe da menina, Cláudia (Patrícia França), perde a guarda dela e ela é levada para viver com tia Elisa (Nívea Maria). Sem a menor paciência, ela coloca a menina num orfanato, onde ela conhece Tio Zé.

Enquanto tenta arrumar um jeito de reaver a guarda de Maria Carolina, Cláudia se muda para Curitiba e acaba despertando a paixão e a rivalidade dos irmãos Lucas (Leonardo Vieira) e Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção), herdeiros da fábrica de brinquedos onde ela começa a trabalhar.

Além do romance e da fantasia, Sonho meu tocou em pontos importantes como doação de sangue, quando Maria Carolina descobre uma leucemia. O elenco da novela ainda trazia nomes como Beatriz Segall, Yoná Magalhães e Eri Johnson.

Confira os principais personagens de Sonho meu

Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção como Lucas, Cláudia e Jorge na novela Sonho Meu
Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção como Lucas, Cláudia e Jorge

Cláudia Lins (Patrícia França) – Mulher de origem humilde, mas extremamente inteligente, esperta, ousada e ambiciosa. No passado, casou-se com Geraldo (José de Abreu), com quem teve a filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli). Mas fugiu dele numa situação extrema. Apaixona-se por Lucas (Leonardo Vieira), e é perseguida pelo irmão dele, Jorge (Fábio Assunção).

Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall) – Matriarca dos Candeias de Sá. Mulher meiga, bonita e generosa, mas autoritária. Vive em função dos netos, Lucas e Jorge, desejosa de ver realizado o destino que traçou para eles: Lucas, presidente da fábrica de brinquedos e das empresas da família; e Jorge, médico.

Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – Bom, simpático e justo, mas boêmio, namorador, irresponsável e ingênuo. Diz sempre a verdade, mesmo que isso crie os maiores problemas. Aparentemente, a pessoa menos indicada para o futuro que a avó lhe reservou. É o símbolo do sentimento generoso, boicotado pela mesquinharia de todos os lados. Apaixona-se por Claudia.

Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção) – Rancoroso, egoísta, perverso e ambicioso, mas perfeitamente dissimulado. Passa por pessoa bondosa e desprendida. Charmoso e envolvente, são raras as mulheres que escapam ao seu poder de sedução. Acatou a determinação da avó de estudar medicina, mas seu sonho é o comando das empresas. Fascinado pelo poder, faz tudo para atrapalhar o romance de Lucas com Claudia.

Maria Carolina/ Lalesca – (Carolina Pavanelli) – Filha abandonada de Claudia, criada por Elisa (Nívea Maria). No início da novela, está num orfanato. Depois conhece Tio Zé (Elias Gleizer), de quem fica muito amiga.

Tio Zé/ José Silva (Elias Gleizer) – Homem de grande bondade, conselheiro e apaziguador. Artesão, faz bonequinhos articulados de madeira, que vende no Natal, quando se veste de Papai Noel. Torna-se amigo e protetor de Maria Carolina.

Geraldo Vieira (José de Abreu) – No passado, tinha uma loja, e era uma pessoa extremamente insegura, com muitos ciúmes da mulher. Passou anos desaparecido e, quando volta, no início da novela, tenta retomar a vida. Revela-se um homem extremamente violento, que, após a separação, passa a perseguir Claudia.

Mariana de Souza (Débora Duarte) – Mãe verdadeira de Jorge . Volta à cidade disposta a viver perto do filho, que não a aceita. É uma enfermeira de origem humilde.

Giácomo Madureira (Eri Johnson) – Mordomo e empregado de confiança dos Candeias de Sá. Personagem cômico, um tremendo cara de pau e paquerador inveterado.

Alice Caroll (Gisela Reimann) – Amiga e confidente de Claudia.

Afrânio Guerra (Walmor Chagas) – Médico particular de Paula, aliado de Jorge. Não tem escrúpulos em dar medicação errada à cliente, com o objetivo de afastá-la do poder. Casado com Magnólia (Yoná Magalhães) e pai de Lúcia (Isabela Garcia).

Magnólia Guerra (Yoná Magalhães) – Deslumbrada e ambiciosa, fascinada pelo consumo e pelas aparências.

Julia (Bernadete Lys) – Secretária de William na fábrica, vai ter um romance clandestino com ele.

Lúcia Guerra (Isabela Garcia) – Bom caráter. Amiga de Lucas, por quem é apaixonada. Percebe as safadezas do pai, e tem com ele uma relação conflituosa.

Polaca (Priscilla Camargo) – Dona do bar na Rua das Flores, onde todos os acontecimentos são comentados.

João Fontana (Flávio Galvão) – Dono da clínica onde trabalha Jorge. Excelente médico, generoso e franco. Marido de Gilda (Françoise Forton) e pai dos adolescentes Francisca (Daniela Camargo) e Santiago ( Ângelo Paes Leme). À princípio tem grande admiração por Jorge, considerando-o um dos melhores médicos que conhece. Durante muito tempo é totalmente envolvido por suas intrigas.

Gilda Fontana (Françoise Forton) – Personagem com pitada cômica. Originária de uma família tradicional, de quem herdou considerável fortuna, montou a clínica do marido. Tem por Fontana ciúmes doentios, a ponto de contratar detetives para segui-lo, embora ele seja o mais fiel dos homens.

Francisca Fontana (Daniela Camargo) – Moça problemática, em busca de um rumo na vida. Até certo momento, segue a opinião da mãe, que acha que o casamento é a melhor solução para ela.

Santiago Fontana ( Ângelo Paes Leme) – Simpático e boa gente. Toca violão, é místico e vive em outro mundo.

Josefina Machado (Cláudia Magno) – Enfermeira da clínica de Fontana. Envolve-se com Geraldo.

Elisa Vieira (Nívea Maria) – Explora todo mundo em função da menina, a quem só maltrata. Pessoa rancorosa, inescrupulosa, capaz de tudo para melhorar de situação. Tem um romance com Fiapo (Carlos Alberto).

William Ferraz (Jayme Périard) – Chefe do departamento jurídico da fábrica, aliado de Jorge. Escroque da alta linhagem do colarinho branco.

Carlos Alberto Ferraz (Sergio Mannarino) – Filho de William. Um “mauricinho”.

*Fonte: Memória Globo