A Favorita Donatela ( Claudia Raia ) e Flora ( Patrícia Pillar )

A favorita estreia no Vale a pena ver de novo. Relembre os personagens

Publicado em Novela

Estrelada por Claudia Raia e Patrícia Pillar, A favorita é uma das grandes novelas dos anos 2000. A trama volta nesta segunda-feira no Vale a pena ver de novo

Novela que marcou época por apresentar uma narrativa não convencional, A favorita (2008), de João Emanuel Carneiro, está de volta no Vale a pena ver de novo. A trama gira em torno da rivalidade entre as ex-parceiras musicais Flora e Donatela, interpretadas com afinco e competência por Patrícia Pillar e Claudia Raia, respectivamente.

O time de coadjuvantes de A favorita era extenso e de qualidade, trazendo atores do calibre de Mauro Mendonça, Lília Cabral, Tarcísio Meira, Glória Menezes e um inspiradíssimo Ary Fontoura.

Confira os principais personagens de A favorita

(Fonte: Memória Globo)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Donatela (Claudia Raia) – Mulher bonita, de moral duvidosa e louca por dinheiro. Exagerada em tudo, da roupa que veste às encenações para manipular as pessoas e conseguir o que quer. Era pobre e ficou órfã ainda pequena. Foi criada pela família de sua vizinha, Flora (Patrícia Pillar), com quem formou a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Largou a carreira para se casar com o herdeiro Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), com quem teve um filho, que foi sequestrado e nunca mais apareceu. Depois que o marido foi assassinado por Flora, Donatela se casou com Dodi (Murilo Benício), ex-marido de Flora, e criou Lara (Mariana Ximenes), suposta filha bastarda de Marcelo e Flora. No decorrer da história, envolve-se com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), por quem se apaixona, e bate de frente com Flora, que sai da prisão disposta a provar que foi Donatela quem matou o marido.

Lara (Mariana Ximenes) – Moça rebelde, radical em suas atitudes e em seu visual. Aparenta ser durona, mas no fundo é delicada e carente. Foi criada por Donatela, mas é filha biológica de Flora, supostamente com Marcelo, marido assassinado de Donatela. Apesar de única herdeira de Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes), é uma pessoa simples. Cursa faculdade de Geologia e namora Cassiano (Thiago Rodrigues), operário da fábrica de seu avô e neto de Copola (Tarcísio Meira). Ao longo da trama, envolve-se com Halley (Cauã Reymond).

Flora (Patrícia Pillar) – Mulher bonita e doce, mas solitária e introvertida, com uma tristeza profunda nos olhos. Foi casada com Dodi, atual marido de Donatela, sua irmã de criação e com quem formou a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Passou 18 anos presa, acusada de ter assassinado Marcelo Fontini, ex-marido de Donatela, e suposto pai de sua filha, Lara. Sai da cadeia disposta a provar sua inocência e reconquistar tudo o que lhe foi tirado, inclusive o amor de Lara, que foi criada por Donatela. Envolve-se com o jornalista Zé Bob e vira a principal antagonista de Donatela.

Orlandinho (Iran Malfitano) – Jovem bonito, rico e carente. Aproxima-se de Halley depois que este se passa por um antigo amigo da escola para conseguir dinheiro, e apaixona-se por ele. No decorrer da história, envolve-se com Maria do Céu (Deborah Secco).

Halley (Cauã Reymond) – Jovem bonito, sedutor e mulherengo, um malandro bon vivant. Suposto filho da cafetina Cilene (Elizangela) com Silveirinha (Ary Fontoura), foi educado de forma bastante conservadora, mas os princípios não entraram em sua cabeça. Só pensa em enriquecer a qualquer custo. Ao longo da trama, envolve-se com Lara.

Cilene (Elizangela) – Mulher bem-humorada, mas que também sabe ser dura. Para todos os efeitos, teve um caso com Silveirinha e engravidou de Halley, a paixão de sua vida. Trabalhava como manicure, mas descobriu que tinha poderes premonitórios e começou a trabalhar como vidente para sua clientela feminina. Paralelamente, abriu uma agência de acompanhantes para homens.

Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça) – Marido de Irene, inteligente, culto, íntegro e dedicado à família. Sua autoridade é imposta naturalmente. Quando jovem, tinha ideias comunistas, mas, ao longo da vida, deixou de lado seus ideais e tornou-se um homem riquíssimo. Apesar disso, é discreto e não gosta de ostentação nem de bajuladores. É muito apegado à neta, Lara, e sofre com o assassinato de seu filho único, Marcelo.

Irene (Glória Menezes) – Culta, elegante, sofisticada, discreta e profundamente ética, casou-se com Gonçalo apesar de ter sido apaixonada pelo líder trabalhista Copola (Tarcísio Meira). Mora em um rancho com o marido, a nora, Donatela, o atual marido dela, Dodi, e sua suposta neta, Lara. Sua relação não é das melhores nem com Dodi, nem com Donatela. Detesta badalações e ostentações desnecessárias. Não faz gosto de ser uma mulher tão rica nem dá valor às conquistas do marido. Um dos seus grandes prazeres é lecionar para crianças carentes na escola de canto.

Copola (Tarcísio Meira) – Senhor jovial e idealista, marido de Iolanda (Suzana Faini), com quem teve três filhas, Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisele Fróes) e Cida (Claudia Ohana). Apesar dos problemas, mantém a família unida e é extremamente querido pela vizinhança. Abriu uma biblioteca pública na garagem de sua casa, onde realiza saraus à noite. Quando jovem, teve um caso de amor com Irene, e foi muito amigo de Gonçalo, mas atualmente os dois vivem em pé de guerra.

Dodi (Murilo Benício) – Reservado e misterioso, faz o típico novo-rico, que não consegue disfarçar que veio de baixo. Sua mulher, Donatela, é viúva do milionário Marcelo, seu amigo de infância. Antes de se casar com Donatela, foi casado com Flora. Autoritário com os empregados, desperta a antipatia de Lara e Irene, e dos funcionários da empresa de Gonçalo, onde tem um cargo.

Silveirinha (Ary Fontoura) – Homem aparentemente inofensivo, mas muito perigoso. Dono de um passado obscuro, é vingativo e traiçoeiro. Empresário musical das cantoras Faísca e Espoleta, após a dissolução da dupla sertaneja foi obrigado a se contentar em trabalhar como mordomo na casa de Donatela, de quem virou confidente. Segundo conta, no passado teve um caso com Cilene, que resultou no nascimento de Halley.

Pedro (Genézio de Barros) – Pai de Flora, criou Donatela desde pequena, já que, quando menina, ela perdeu o pai e a mãe. Não acredita na inocência de Flora e mantém uma boa relação com Donatela, de quem ganha muitos presentes.

Catarina (Lilia Cabral) – Delicada, gentil, sonhadora e honesta, está sempre muito atarefada com os afazeres domésticos. É casada com Leonardo (Jackson Antunes), com quem tem dois filhos, Domenico (Eduardo Mello) e Mariana (Clarice Falcão). Abriu mão da carreira para se tornar dona de casa, e sofre com as grosserias dos filhos e com o descaso e a indiferença do marido. Tratada por Leonardo como uma empregada, faz vista grossa para seus casos extraconjugais.

Leonardo (Jackson Antunes) – Embrutecido pela vida, reacionário e machista ao extremo. Vem de família pobre, e mudou-se para São Paulo ainda jovem, para trabalhar. Arrumou emprego como operário na indústria de Gonçalo. É um pai omisso e um marido execrável, tratando a mulher como empregada. Seu papel na fábrica é intimidar os operários que ameaçam fazer greve, o que fez com que ganhasse a antipatia do sogro Copola e do concunhado Átila (Chico Diaz).

Mariana (Clarice Falcão) – Inteligente, perspicaz, extrovertida, desbocada e explosiva, é a principal opositora do pai dentro de casa.

Domenico– Menino problemático, faz greve de fome, e é capaz de ficar dias em silêncio, revoltado. Vive em guerra declarada com o pai, e não obedece à mãe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cida (Claudia Ohana) – Solitária, romântica, honesta e carente, é a única das irmãs que ficou solteira, mas ainda sonha em um dia se casar. Trabalha como caminhoneira, para desespero da mãe. Teve um caso com Átila (Chico Diaz).

Lorena (Gisele Fróes) – Bonita, sensual, vaidosa, consumista e de bom caráter. É casada com Átila (Chico Diaz), com quem teve um filho, Cassiano. Tem uma família liberal e esclarecida, mas é dona de uma personalidade forte e dominadora. É ela quem sempre dá a última palavra em casa.

Átila (Chico Diaz) – Um excelente pai para o filho, Cassiano, com quem toca música nos saraus promovidos pelo sogro, Copola.

Cassiano (Thiago Rodrigues) – Bonito, romântico e inteligente. Apesar de jovem, é muito responsável e leva o trabalho na fábrica muito a sério. Namora Lara, herdeira da empresa em que trabalha.

Tuca (Rosi Campos) – Editora do jornal O Paulistano, chefe de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Maíra.

Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) – Honesto, culto e idealista, acredita que pode mudar o mundo através do jornalismo. Muito chegado a polêmicas, compra qualquer briga para denunciar as falcatruas dos políticos. Tem uma vida amorosa desestruturada: é um tremendo mulherengo, mas se sente só em seu apartamento, onde vive apenas em companhia da cadela Wilma. Envolve-se com Donatela e Flora.

Maíra (Juliana Paes) – Mulher de alma livre, solteira, provocadora e inquieta. Jornalista desde cedo, dedica a vida ao jornal onde trabalha. É colega de Zé Bob. Diz que gosta de ser solteira, mas na verdade largaria tudo para se casar, principalmente se fosse com o cantor Augusto César (José Mayer), por quem é apaixonada.

Damião (Malvino Salvador) – Filho de Arlete ( ngela Vieira), dono de um forte carisma. Impulsivo e politicamente correto. Acha que o pai faleceu de câncer, mas na verdade é filho de Romildo Rosa (Milton Gonçalves), político corrupto que ele detesta. Ao longo da trama, envolve-se com Dedina (Helena Ranaldi), mulher de seu amigo Elias (Leonardo Medeiros).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dedina (Helena Ranaldi) – Mulher bonita, intelectualizada e cosmopolita, trabalha como professora e é casada com Elias. Aparenta ter uma boa estrutura emocional, mas, na verdade, é bastante desequilibrada. Foi criada em uma cidade grande, por isso tem dificuldade em se adaptar a Triunfo. Ao longo da história, envolve-se com o melhor amigo do marido, Damião.

Augusto César (José Mayer) – Homem bonito, atraente, romântico e delirante, ex-roqueiro de sucesso. É ufólogo atuante e realiza encontros para meditação. Ganhou fama de doido quando resolveu largar o rock para se tornar um eremita à espera de um disco voador. Acredita que a mulher Rosana Costa (Giulia Gam) foi abduzida por alienígenas 13 anos atrás e ainda vai retornar ao planeta para viver junto dele e do meio-filho, Shiva Lênin (Miguel Rômulo). Augusto César divide a paternidade de Shiva Lênin com Elias, já que, em respeito à vontade da mulher desaparecida, não foi feito o exame de DNA na criança. Ao longo da trama, envolve-se com Maíra e Donatela.

Rosana/ Diva (Giulia Gam) – Nos anos 1980, envolveu-se com Augusto César e Elias. Quando engravidou de Shiva Lênin, preferiu não revelar quem era o pai da criança, fazendo com que os dois amantes assumissem juntos a paternidade. Até que abandonou a família e nunca mais deu notícias. Misteriosa, trocou de nome (passou a se chamar Rosana) e esconde sua beleza por trás do uniforme de presidiária, já que cumpre pena após ser condenada por tráfico internacional de drogas.

Shiva Lênin (Miguel Rômulo) – Adolescente introspectivo e maduro para a idade, que se divide entre dois pais, Augusto César e Elias. Tem problemas de autoestima e de relacionamento na escola. Sente-se abandonado pela mãe Rosana, que desapareceu quando ainda era pequeno. Envolve-se com Mariana.

Elias (Leonardo Medeiros) – Casado com a professora Dedina. Trabalha como dentista, e seu enorme coração o impede de cobrar pelas consultas de pessoas mais pobres. Nos anos 1980, envolveu-se com a liberal Rosana, que desapareceu, deixando o filho Shiva Lênin ainda bebê. Como na época Rosana também estava envolvida com o roqueiro Augusto César, Elias e Augusto não sabem que é o verdadeiro pai do rapaz, e dividem sua paternidade.

Edivaldo (Nelson Xavier) – Pai de Maria do Céu (Deborah Secco) e Greice (Roberta Gualda). Bronco e analfabeto, criou sozinho as duas filhas depois da morte da mulher. Trabalha nas minas de diamante das empresas de Gonçalo.

Maria do Céu (Deborah Secco) – Jovem belíssima, introspectiva e misteriosa. Aparenta ser tímida, mas na verdade é dissimulada. É de família pobre e veio com o pai Edivaldo e a irmã Greice para a cidade grande. É inconformada com a situação de miséria em que vive. Envolve-se com Halley e Orlandinho.

Greice (Roberta Gualda) – É de família muito pobre, que veio do interior em busca de uma vida melhor. Inteligente, de bom caráter, justa e honesta. Envolve-se com Damião.

Vanderlei (Alexandre Nero) – Verdureiro apaixonado por Catarina (Lilia Cabral).

Stela (Paula Burlamaqui) – Uma mulher bonita, sensual e bem-humorada. Muda-se para Triunfo e abre um restaurante que faz muito sucesso na cidade. Os homens ficam encantados com seu talento ao fogão e também com a beleza da mestre-cuca. Dona de um passado misterioso, ela não se envolve com ninguém.

Romildo Rosa (Milton Gonçalves) – Político poderoso e bastante temido. Veio de família pobre, mas conseguiu enriquecer através de trocas políticas, tornando-se refinado. Não assume nem para si mesmo que é um canalha. Foi casado com Judite, com quem teve dois filhos, Alícia (Taís Araújo) e Eduardo (Fabrício Boliveira), o Diduzinho. Judite morreu há oito anos e os dois filhos são fontes constantes de problemas para o pai. É apaixonado por Arlete, secretária de Gonçalo, com quem teve um caso no passado. Ignora que é pai de Damião, filho dela.

Alícia (Taís Araújo) – Jovem belíssima, porém autodestrutiva. Dona de uma personalidade forte, e muito inteligente, nunca está satisfeita com homem algum, e tripudia deles depois que se rendem ao seu charme. É a única pessoa capaz de enfrentar Romildo. Diz que ele é corrupto, mas não consegue recusar seu dinheiro. Faz chantagem com o pai, ameaçando contar os podres dele se não fizer suas vontades. Apaixona-se por Zé Bob, jornalista que insiste em denunciar as falcatruas de Romildo.

Diduzinho (Fabrício Boliveira) – Um caso perdido. Vive à sombra do pai, que quer que ele entre para a política. Beberrão engraçado, não leva o menor jeito para a coisa.

Arlete ( Ângela Vieira) – Mulher íntegra, idealista e honesta, trabalha como secretária do executivo Gonçalo e é o braço direito do patrão. Teve um caso no passado com o político Romildo Rosa, mas afastou-se dele quando percebeu que era corrupto. Mãe de Damião, tem orgulho de ter conseguido criá-lo sozinha, com o suor do próprio trabalho. Até hoje é assediada por Romildo, mas resiste bravamente às investidas.

Dulce (Selma Egrei) – Mulher sofrida e severa, ficou viúva cedo, e nunca se casou de novo. É funcionária pública aposentada e mora com a filha, Rita (Christine Fernandes), e a neta, Camila (Hanna Romanazzi).

Rita (Christine Fernandes) – Mulher bonita, que luta para ganhar a vida e sustentar sozinha a filha Camila, fruto de um relacionamento com Zé Bob. Rita engravidou do jornalista, mas nunca lhe contou que ele tinha uma filha. Trabalha na agência publicitária de Gurgel (Mário Gomes) e mora com a filha e a mãe, Dulce. No decorrer da novela, envolve-se com Diduzinho.

Manu (Emanuelle Araújo) – Uma das meninas de programa da agência de Cilene.

Sharon (Giovanna Ewbank) – Uma das meninas de programa da agência de Cilene.

Amelinha (Bel Kutner) – Mulher de Gurgel, mãe de Tiago (Renan Mayer) e Carolina (Sofia Terra). Neurótica, ambiciosa e obcecada por aparência, quer subir na vida a qualquer preço, e acaba ficando patética. É irmã de Átila e veio de família pobre, apesar de esconder isso de todos. Atualmente vive em um condomínio de luxo com o marido e os filhos. Trabalha como colunista social e gasta muito mais do que pode. Seus filhos estão sempre em segundo plano.

Gurgel (Mário Gomes) – O típico bajulador. Escorregadio, amoral, ambicioso, mas muito preguiçoso. É casado com Amelinha, que também é ambiciosa e desprovida de ética, e pai omisso de Tiago e Carolina. Dono de uma pequena agência de publicidade especializada em campanhas eleitorais, ainda não conseguiu eleger nenhum de seus clientes.

Tiago (Renan Mayer) – Criança meiga, mas carente. É rejeitado pela mãe e ignorado pelo pai.

Carolina (Sofia Terra) – Menina problemática, está sempre aprontando alguma confusão para chamar a atenção dos pais, que não estão nem aí para a filha.

Norton (Alexandre Schumacher) – De origem humilde, é focado na carreira, e muito competitivo. É do tipo que dá o sangue para comprar o carro de luxo em um financiamento de 30 prestações. Workaholic, tem um cargo bom na empresa de Gonçalo.

Marcelo (Flávio Tolezani) – Marido de Donatela e suposto pai de Lara, que seria fruto de um relacionamento com Flora. Foi assassinado há 18 anos, crime pelo qual Flora foi presa. Só aparece em flashbacks.

Tina (Graziella Schimitt) – Uma das secretárias de Dodi, envolve-se com ele e se decepciona quando descobre que foi trocada por outra secretária.

Pepe (Jean Pierre Noher) – Argentino, veio morar no Brasil fugido da ditadura militar. Tocava bateria na banda de rock de Augusto César nos anos 1980, quando era aventureiro. Depois de largar a vida louca, tornou-se dono de um bar. Tem uma relação com Rosana/Diva.