Ignácio Luz, ator e cantor que está no elenco de Terra e Paixão. Ignácio Luz, ator e cantor que está no elenco de Terra e Paixão | Crédito: Jorge Bispo/Divulgação

A essência sertaneja de Ignácio Luz

Publicado em Entrevista, Novela, Perfil, Sem categoria

Estreante em novelas, o ator e cantor gaúcho se divide entre a atuação e a música em Terra e paixão

 

Por Patrick Selvatti

 

Quando se mudou para o Rio de Janeiro, em 2017, o gaúcho Ignácio Luz carregou um sonho na bagagem: vencer na carreira de cantor sertanejo. Com voz potente e presença cênica, foi encaminhado para os musicais e, apaixonando-se pela interpretação, começou a estudar teatro, TV e cinema. “Desde sempre eu tive a essência de cantor. A atuação está vindo junto e eu estou amando”, declara o artista que, desde maio, pode ser visto no horário nobre da Globo como o Nando Galego de Terra e paixão, a primeira novela da carreira dele.

O talento e a motivação de personagem e intérprete convergem. Assim como Ignácio, Nando também canta — é o responsável pela música ao vivo do bar da novela — e tem o sonho de se tornar um cantor famoso. A diferença entre os dois reside na origem, o que faz com que a cultura e o sotaque os distancie um pouco. Enquanto Ignácio é gaúcho, Nando é sul-mato-grossense. Para o intérprete, o grande desafio está na impostação vocal. “Eu acho que existem vozes que combinam ou não com o sertanejo. Esse é o grande ponto. Eu acho a minha voz bem sertanejada, e isso facilita”, explica o artista de 28 anos.

Já a mudança do “gauchês” para o sotaque do Mato Grosso do Sul, são alguns detalhes do sotaque. “A gente dá uma ajustada em algumas palavras, principalmente na pronúncia do ‘erre’. Mas em questão de canto não muda muito”, explica Ignácio, que já declarou ter se inspirado em Luan Santana para a composição deste trabalho, assim como em Ana Castela, que também é uma cantora do Mato Grosso do Sul. “Para todo cantor, sertanejo ou não, Luan Santana é uma inspiração. Ele é um case de sucesso, é um jovem que tem milhares de sucessos e é amado por muita gente”, confirma.

Crédito: João Miguel Jr/Globo

Grande escola

Para a atuação, ser inspirado tem sido algo diário durante o exercício do trabalho. Em sua primeira novela, Ignácio Luz está tendo a experiência de trabalhar com gigantes como Tony Ramos, Glória Pires e Susana Vieira, por exemplo. Para ele, é uma grande escola. “Eu tenho muitas conversas com o Tony e ele me responde com uma delicadeza, com uma generosidade, com uma vontade, sabe? A gente aprende muita coisa assim. E isso é unânime, né? Cena com o Tony, todo mundo cresce. Com a Suzana eu contracenei bastante, porque ela era do bar, antes de morrer. Maravilhosa. Eu já era fã, mas agora virei muito mais. A Glória Pires, eu não tive ainda o prazer de contracenar, mas ela arrebenta muito, é uma monstra”, celebra o gaúcho.

Mas nem só de veteranos se consolida um aprendizado. Os atores do núcleo do bar, que, em geral, é de uma turma mais novata em novelas, também são uma escola para Ignácio. “Porque a gente parece que realmente está navegando nas mesmas águas e no mesmo barco. Tem alguns experientes ali, mas a maioria é a primeira novela, então, a gente criou uma amizade muito grande. A gente se encontra fora da novela e se entendeu muito bem. O núcleo do bar é uma festa, é uma animação. É uma união invejável”, ele pontua.

Ignácio não sabe adiantar sobre o que acontecerá com Nando Galego na trama das 21h. Há especulações de que ele terá um romance na história, mas nada confirmado. “Eu estou disposto a entregar tudo que o Walcyr [Carrasco, autor da novela] quiser me mandar. O que eu posso dizer que o Nando irá botar umas músicas muito legais aí no Brasil, composições minhas que eu emprestei”, desconversa ele, que também afirma não querer saber de romance na vida pessoal por agora. “Eu nem penso em relacionamento amoroso neste momento porque acho que tudo na vida é por etapa. Tudo demanda uma dedicação e eu estou me dedicando a essa parte profissional primeiro. Aí, depois, a gente pensa no resto”, finaliza o bonitão de olhos azuis.