Paixão nacional, o futebol esteve presente em várias novelas. O Próximo Capítulo entra no clima da Copa e relembra seis delas
Não tem jeito. Brasileiro ama futebol e é louco por novela. Quando dá pra juntar tudo, então, a gente vai à loucura. Por isso autores do quilate de Janete Clair e Aguinaldo Silva não tiveram dúvida em lançar mão do esporte em tramas que assinaram.
Em clima de Copa do Mundo, o Próximo Capítulo relembra cinco novelas que tiveram o esporte como um dos temas ー um folhetim para cada estrela na camisa amarelinha. Epa! Então a gente vai lembrar seis novelas… vai que daqui a um mês a gente já vai ser hexa!
Relembre seis novelas sobre futebol!
Avenida Brasil (2012)
A trama de João Emanuel Carneiro tinha o próprio time, o Divino Futebol Clube, que era da terceira divisão. O gramado recebeu jogadores como Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni), Roni (Daniel Rocha) e Leandro (Thiago Martins). O esporte não era o mote principal para as tramas de Jorginho e de Iran, mas era o que movia os conflitos de Roni e Leandro. Os dois amigos acabam num casamento aberto com a maria chuteira Suelen (Isis Valverde) e assumindo a paternidade-dupla do filho que ela espera.
Além deles, a novela tinha o grande jogador Tufão (Murilo Benício), campeão carioca pelo Flamengo que começa a novela se despedindo das quadras com direito a título e a Maracanã lotado.
Irmãos Coragem (1970 e 1995)
A maga das novelas Janete Clair escreveu esse clássico em 1970 e Dias Gomes assinou o remake, 25 anos depois. Nas duas versões, um dos irmãos coragem, Duda, era jogador de futebol do Flamengo. No original, o personagem foi vivido por Cláudio Marzo e, mais recentemente, por Marcos Winter.
Ídolo rubro-negro, o caçula dos Coragem é um orgulho da cidade Coroado, mas causa um escândalo quando volta ao local e reencontra a namorada da juventude, Ritinha (Regina Duarte/ Gabriela Duarte). Ela engravida e eles são obrigados a se casar, mesmo sem estarem apaixonados.
Lado a lado (2012)
A novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga ganhou o Emmy International com uma trama sobre a amizade entre as personagens de Camila Pitanga e Marjorie Estiano, de classes sociais e raças diferentes. Mas um dos panos de fundo da novela é a chegada do futebol ao Brasil. Sim! Podemos ver, por meio de personagens como Albertinho (Rafael Cardoso), Fernando (Caio Blat) e Umberto (Klebber Toledo), como o esporte foi recebido pela sociedade carioca, sendo, primeiramente considerado um esporte de elite.
Suave veneno (1999)
Aguinaldo Silva não guardou glórias para o craque Renildo (Rodrigo Faro). O filho do porteiro Clóvis (Elias Andreato) está no auge da carreira e prestes a embarcar para o exterior. Mas é acometido por uma doença degenerativa e seu drama muda completamente de foco. Tem Marina (Deborah Secco) no pé dele, entre o amor e o interesse. É interessante relembrar que Rodrigo podia não ser um gênio, mas estava longe de fazer feio como ator.
Vidas em jogo (2011)
Não é só a Globo que faz novelas girando em torno do tema. A Record veio com Vidas em jogo, de Cristianne Fridman. A trama tinha como mote a vitória de 10 amigos na loteria. Um deles era Belmiro Silveira Aguiar (Ricardo Petraglia), presidente do Clube de Futebol e Regatas Cariocas. O time estava decadente, é bem verdade, mas Belmiro nunca perdeu a esperança de levar o escrete para a primeira divisão do futebol brasileiro. O sonho dele é compartilhado por Wellington Nobre Batista (Ricky Tavares), peladeiro que almeja se profissionalizar nos campos.
Belmiro morre na explosão de um restaurante e deixa Wellington com um segredo, mais tarde descoberto: ele se dopava quando jogava no Cariocas. A ideia era ser visto por algum “olheiro” e parar no exterior. Mas ele acaba expulso do time e se entregando de vez às drogas.
Zazá (1997)
Que tal nossa última novela falar de futebol feminino? Pois é! Zazá, de Lauro César Muniz, trazia a ótima Raquel Ripani como Silvia, a caçula das sete filhas da personagem-título, vivida por Fernanda Montenegro. A jogadora de futebol é completamente impulsiva, dentro e fora de campo, o que rende vários cartões vermelhos e uma relação mal resolvida com Pedro (Roberto Bataglin).