A vida pessoal dos personagens vai ganhar tanto espaço quanto o envolvimento deles com os casos. Sob pressão estreia nesta quinta-feira
Uma das melhores séries produzidas pela Globo nos últimos tempos, Sob pressão chega nesta quinta-feira (12/8) à quarta temporada. Depois de um especial sobre a covid-19, a ação deste ano se passa num hospital que “atende outras emergências”, como define o autor Lucas Paraizo.
Em entrevista coletiva, Lucas explicou que o palco agora é o hospital Edith de Magalhães, maior e com problemas maiores. “Essa temporada terá dois pilares: a saúde e a vida pessoal dos personagens. A família vai estar muito presente”, afirma o autor.
O diretor Andrucha Waddington completa dizendo que o tema principal continua sendo a saúde pública. “Nossa decisão foi focar na saúde pública, que, por causa da pandemia, ficou um ano estagnada. Por isso, optamos por não focar na covid-19. Ela está presente nas mudanças de como tratar os pacientes, por exemplo. Mas os casos não são de covid”, adianta. Entre os assuntos destacados estão HIV na terceira idade, aborto, homofobia e doação de sangue.
Lucas elege “esperança” como a palavra motor da temporada justamente por ela apresentar outros focos, além da pandemia. Isso sem falar na esperança dos pacientes de que serão curados na rede pública de saúde, e dos personagens que terão acertos na vida pessoal.
Logo na estreia essa esperança estará personificada em Dona Maria (Claudia Di Moura), uma avó que leva ao hospital o neto que foi baleado na tentativa de protegê-la durante um tiroteio. “Dona Maria é uma mulher que não arreda o pé do lado do neto no hospital. Ela representa a fé e a esperança do povo brasileiro. O que a gente quer com ela é justamente dizer para as pessoas não perderem a esperança, pois é isso o que a gente tem hoje”, explica Lucas.
A quarta temporada de Sob pressão se passará no Hospital Edith de Magalhães, onde os nossos conhecidos Décio (Bruno Garcia), Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Mauro (David Junior), Gustavo (Marcelo Batista), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antelo) se juntam à enfermeira Lívia (Bárbara Reis).
A quinta temporada está garantida, mas passará a ser um produto do Globoplay. Segundo Lucas, as gravações estão previstas para este ano. O fato de a série passar para a plataforma de streaming não elimina que ela seja transmitida no canal aberto.
Principais pontos da temporada de Sob pressão
Família
O casal principal Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) vai começar a temporada com um susto. É a chegada de um bebê, o Francisco, que acaba entrando na vida deles por meio da ex-namorada de Evandro, Diana (Ana Flávia Cavalcanti).
“Acredito que entra em questão a idealização desse momento, do que é constituída uma família na perspectiva do Evandro, da Carolina e da Diana. Família é um organismo muito forte e muito complexo na vida de todos. E esse é um lugar muito sensível na relação dos dois (Evandro e Carolina)”, diz Marjorie.
“É muito especial a chegada desse menino porque é a família que a gente não escolhe, que chega até nós. O Evandro vem mais calmo nesta temporada depois de tudo que ele passou”, afirma Julio, referindo-se aos especiais em que Evandro teve que ser intubado, com covid-19.
“O Francisco vai transformar a relação de Evandro e Carolina porque é a realização do sonho da maternidade, mas ele vem de outro jeito, com uma criança que não é deles”
A médica Vera (Drica Moraes) também vai ter que amolecer o coração ao aprender a lidar com o filho, Leonardo (João Vitor Silva), que vai se viciar em remédios controlados. “A Vera é muito pragmática, realista. Agora, a questão do filho vai aproximar mais ela da Carolina, das outras pessoas. Vai amolecer o coração dela”, avalia Drica.
O lado social
Tocar em feridas sociais sem medo é um dos maiores acertos de Sob pressão. E isso não vai ficar de fora desta temporada. “A série nos lembra o tempo todo o limite entre a vida e a morte nas várias realidades do Brasil. O retorno que recebemos com a série não é só afetivo, do público; ele vem de alunos de medicina, de médicos”, afirma Marjorie Estiano, a protagonista Carolina.
A atriz reforça que é muito importante que a série continue mostrando que muitas vezes o problema da saúde pública brasileira está longe do hospital. “Os médicos de Sob pressão enfrentam problemas sociais e políticos que os atrapalham. Mostrar isso é a grande diferença da nossa série para outras, estrangeiras, pois a nossa realidade é diferente das dos países desenvolvidos”.
Para David Junior, o médico Mauro, um lado positivo de Sob pressão é mostrar que o sistema público de saúde pode funcionar, apesar de todas as dificuldades. “Me causa muito impacto saber que tem uma enorme parcela da população brasileira que depende desse atendimento. A experiência de viver o Mauro me tornou ainda mais empático a essas pessoas”.
Lucas Paraizo ressalta que esse lado social vai além das telas e lembra que, na primeira temporada, um episódio falou sobre doação de órgãos e, nos meses seguintes, a procura cresceu muito.
A evolução dos personagens
Presente desde a primeira temporada, Décio (Bruno Garcia) vem amadurecendo com o tempo: começa meio inseguro com relação à profissão e à própria sexualidade, vai galgando espaço profissional, se assume gay, coordena o hospital de campanha e agora aparece como diretor do hospital onde se passa a ação. “É uma oportunidade rara viver o mesmo personagem passando por fases diferentes na televisão. Eu fui amadurecendo junto com ele e isso é muito interessante, pois as pessoas se transformam com o passar do tempo e eu pude dar verdade a essa trajetória da ascensão profissional dele, do descobrir a sexualidade”, comenta o ator. “E lá pelo episódio 5 ele ainda vai passar por mais uma evolução quando num incêndio o Super Décio vai querer entrar em ação”, adianta.
Chales (Pablo Sanábio) é outro que acompanhamos o crescimento. Na primeira temporada ele era um residente. Vimos quando ele fez a primeira cirurgia e, agora, formado, Décio o contrata. “A minha vida foi mudando com a dele. Lembro que quando eu recebi minha filha, quando deu certo a adoção dela, meu marido me ligou no meio da gravação. Foi com a equipe que comemorei primeiro”, emociona-se.
David Junior estreia em uma temporada inteira agora, já que o personagem dele, o médico Mauro, apareceu pela primeira vez nos especiais do ano passado. Agora, ele volta fortalecido pelo erro médico que cometeu no passado. “Ele volta ainda mais atento, fazendo de tudo para não repetir o erro. Ele tenta se redimir do que houve a cada paciente que atende”, afirma o ator.