joaquim

Joaquim Lopes é estrela de programa culinário no Gshow e mostra habilidades de chef

Publicado em Entrevista

À frente do Receitas de Joaquim, ator e apresentador Joaquim Lopes se diverte cozinhando e falando sobre a família

Joaquim Lopes não é daqueles que se acomodam. Com novelas como Morde e assopra (2011) e Império (2014) no currículo, ele virou apresentador do Vídeo show em 2015, posição que ocupou por cerca de quatro anos. Com o fim do programa vespertino da Globo, ele voltou à dramaturgia, mas a chama do apresentador estava acesa.

Apaixonado por cozinhar desde menino, quando acompanhava a avó à frente do fogão, Joaquim fez faculdade de gastronomia e acabou virando um especialista em pratos como espaguete ao pomodoro e paleta de cordeiro assada com batatas ao murro. Daí, de brincadeira, ele e a esposa, Marcella Fogaça, começaram a postar receitas no canal dele no IGTV.

Mesmo sem que eles soubessem, estava pronto o projeto de Receitas de Joaquim, programa que ele apresenta no Gshow e no qual cozinha. “Ser um comunicador foi um sonho que apareceu com o Vídeo Show. E eu nem sabia que esse sonho existia. Cozinhar eu sempre amei. Então, juntar as duas paixões é bom demais”, afirma, Joaquim, em entrevista ao Próximo Capítulo.

No programa, Joaquim já fez pratos, como cuscuz paulista, bacalhau ao forno e bolo de nozes. Ele conta que é admirador de grandes chefs que viraram parceiros: “Nesta pandemia, eu tive o privilégio de cozinhar, por live, com ninguém menos que Claude Troisgros, e fiz uma live com Salvatore Loi”. No rol dos encontros que ainda não aconteceram estão a parceria com Kátia Barbosa, “uma chef que admiro demais e que é minha amiga”, e com Alain Passard. O projeto deu tão certo que Joaquim vislumbra a segunda temporada, ainda para este ano. “Já estou com novas e grandes ideias”, adianta, animado.

Duas perguntas // Joaquim Lopes

Foto: Jorge Bispo/ Divulgação

Como fica o ator Joaquim Lopes em meio a seus projetos de apresentador?
Eles coexistem. São prazeres diferentes em lugares diferentes. No final, são todos processos artísticos que me trazem muito prazer e satisfação.

Tem saudades de fazer novela?
Estou muito feliz apresentando esse programa. Era uma coisa que estava querendo havia bastante tempo. Mas sempre bate uma saudade de atuar em novela, teatro, cinema.