20 anos de Harry Potter: especial lembra um reencontro com amigos de infância

Compartilhe

O Próximo Capítulo assistiu a Comemoração de 20 anos de Harry Potter: de volta a Hogwarts e dá as primeiras impressões sobre o emocionante especial

Por Pedro Ibarra

O ano de 2022 tem marcado para o primeiro dia a possibilidade de um dos encontros mais emocionantes dos últimos tempos. O público vai poder rever os atores de uma das mais queridas franquias do cinema todos juntos mais uma vez. A HBO Max lança no próximo sábado (1/1) o especial Comemoração de 20 anos de Harry Potter: de volta a Hogwarts, um reencontro do elenco, produtores e diretores do filmes do bruxinho inglês.

O blog Próximo Capítulo já assistiu ao filme e garante que é muito mais do que apenas uma celebração forçada de aniversário dos filmes de Potter. O especial, que prometeu em suas prévias 1h de duração e entregou aos fãs 45 minutos a mais, é uma grande viagem de volta no tempo em que o espectador revive alguns dos momentos mais importantes do mundo mágico que conquistou o cinema entre 2001 e 2011.

A produção é dividida em quatro partes, cada uma abordando histórias de dois dos oito filmes da franquia. São contos de bastidores, lembranças de como foi o processo de adaptar a franquia de livros de sucesso criada pela escritora J.K. Rowling. Os protagonistas da saga Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint rememoram as próprias passagens, mas têm a ajuda de outros importantes nomes dessa trajetória como o eterno Hagrid, Robbie Coltrane, o rival Draco Malfoy, personagem de Tom Felton, o querido pelo público Sirius Black, vivido por Gary Oldman, e os tenebrosos vilões Bellatrix Lestrange e Lord Voldemort, interpretados respectivamente por Helena Bonham-Carter e Ralph Fiennes.

Além do elenco, foram entrevistados também os diretores e produtores que participaram de todo o processo de encontrar a melhor forma possível de mostrar o Harry Potter nos cinemas. Nomes como Chris Columbus, David Yates e Alfonso Cuarón dão o próprio ponto de vista sobre a tarefa de dar vida a essas histórias no cinema. A única pessoa que contou com uma entrevista recuperada de 2019 foi a própria J.K. Rowling, pois nos últimos anos vem manchando a própria imagem com comentários preconceituosos a comunidade transexual e por isso não foi convidada para participar efetivamente do especial.

Emoção mágica

O filme funciona como uma grande cápsula do tempo, que após 20 anos foi aberta e, por meio de relatos e vídeos de época, liberou a magia de volta para o mundo. Todos os fãs de Harry Potter sabem de algumas histórias que ali foram reveladas, mas da mesma forma querem escutar os personagens que as viveram contando. É como se o amor por esses bruxinhos estivesse apagado e o especial encontrasse a melhor forma de reacender esta chama.

Rever Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley juntos mais uma vez na tela também tem um gosto especial. Os três fizeram parte do crescimento e amadurecimento de milhões de pessoas pelo mundo, são figuras familiares, como velhos amigos de infância que por circunstâncias da vida foram perdendo o contato. A franquia não é amada só por conta da magia, mas também porque essas três crianças mostraram para o mundo o que é amizade, e ensinaram muitos fãs qual o significado de crescer.

As citações a nomes que fizeram parte da saga, mas que a morte não permitiu que estivessem presentes nas gravações também é um forte ponto de emoção. Alan Rickman, o soturno Severo Snape; Richard Harris, para muitos a melhor escolha de Dumbledore; Max Von Sydow, Garrick Olivaras, o único capaz de vender as melhores varinhas; e Helen McCrory, a maquiavélica Narcisa Malfoy. Todos foram citados e lembrados com o carinho que mereciam por tantos anos dedicados a esses personagens que mudaram a vida de milhões.

“Depois de todo esse tempo?”, pergunta Dumbledore, “Sempre”, responde Snape. O diálogo do longa Harry Potter e as relíquias da morte parte 2, derradeiro filme da franquia, talvez seja a melhor forma de lembrar o público que apesar do tempo, da maturidade e de tantas outras intempéries, Harry Potter ainda toca corações pelo mundo e esses bruxinhos farão sempre parte do imaginário do público, como bons amigos que vieram, mas que nunca vão embora, pelo menos não da nossa memória.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O reinado da global Sharam Diniz, agora no Brasil

Supermodel internacional, a atriz angolana Sharam Diniz, de 33 anos, vive Rainha de Sabá em…

3 dias atrás

Mary Elizabeth Winstead comenta a estreia de Um cavalheiro em Moscou

A minissérie da Paramount+ adapta um livro sobre Revolução Russa e esperança por dias melhores,…

3 dias atrás

Bridgerton retorna e elenco destaca a “temporada das mudanças”

Sucesso da Netflix, Bridgerton estreia terceiro ano focado em romance de Colin e Penélope, e elenco…

3 dias atrás

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

1 semana atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 semanas atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

2 semanas atrás