Livro discute desigualdades na primeira infância e o futuro das crianças brasileiras

Compartilhe

Lançada nesta quinta-feira (27/2) em Brasília, obra reúne artigos de autoridades e especialistas para discutir o futuro das crianças brasileiras e o papel dos Tribunais de Contas na promoção da igualdade

*Fabio Nakashima

A desigualdade na primeira infância e suas consequências para o futuro das crianças brasileiras são o foco do livro A Primeira Infância e os Tribunais de Contas, que foi lançado nesta quinta-feira (27/2), em Brasília. A segunda edição da obra é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e reúne artigos de autoridades, especialistas e instituições dedicadas à causa. Assista a gravação da transmissão no link: https://shre.ink/b9dk.

Com 271 páginas, o livro aprofunda a análise dos impactos das desigualdades na infância e destaca o papel dos tribunais de contas na disseminação de boas práticas para enfrentar o problema. Além disso, a publicação traz estudos e artigos de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Instituto Trata Brasil e a Rede Nacional da Primeira Infância.

Um dos diferenciais da nova edição é a inclusão de entrevistas conduzidas por auditores de controle externo com mães em situação de vulnerabilidade em diferentes regiões do país. Os relatos revelam os desafios diários enfrentados por famílias de baixa renda, abordando temas como acesso a creches, vacinação, saneamento básico, pré-escola, educação infantil, pré-natal e partos cesáreos.

O evento de lançamento ocorreu no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), e contou com a participação de nomes do cenário político e acadêmico. Entre os autores dos artigos, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o ministro da Educação, Camilo Santana. A obra também traz contribuições de pesquisadores renomados mundialmente, como James Heckman, Jack Shonkoff e Charles Nelson III.

*Estagiário sob a supervisão de Marina Rodrigues

Marina Lopes

Publicado por
Marina Lopes

Posts recentes

Quase 60 mil escolas não desenvolvem ações de educação ambiental

Curso gratuito orienta professores no retorno às aulas e enfrenta a desinformação climática Quase 60…

7 horas atrás

OMS define, pela primeira vez, o que é bem-estar materno

Novo conceito amplia o olhar sobre a maternidade e vai além da ausência de doenças…

20 horas atrás

Férias: como aproveitar o recesso com atividades lúdicas em Brasília

Especialistas destacam passeios culturais, atividades ao ar livre e brincadeiras em casa como formas de…

4 dias atrás

Férias: Festival ‘Em Cantos’ leva música sensorial a bebês e crianças

4ª edição do evento ocupa o Espaço Cultural Renato Russo e a Escola MIFÁSOL-LÁ, em…

1 semana atrás

Ministério lança curso gratuito sobre cuidados na primeira semana de vida

  Formação gratuita capacita profissionais da atenção básica para o acompanhamento de mães e recém-nascidos…

1 semana atrás

Férias favorecem consumo de ultraprocessados na infância, alerta especialista

Levantamento mostra que 20% dos alimentos consumidos por bebês e crianças pequenas no Brasil é…

2 semanas atrás