“Leia com uma criança” distribuirá um milhão de livros para creches e pré-escolas no Centro-Oeste e Norte

Compartilhe

A edição deste ano do “Leia com uma criança”, realizada pelo Itaú Social, distribuirá gratuitamente um milhão de livros para turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino do Distrito Federal e de municípios das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Cada turma receberá uma coleção com dez títulos de literatura para crianças. As secretarias municipais de Educação ficarão responsáveis por acompanhar o recebimento em seu endereço e por distribuir as coleções para as instituições de educação infantil, de acordo com o número de turmas em cada uma delas. A distribuição vai priorizar o acesso à literatura de qualidade em localidades de difícil acesso a livros de literatura.

Como revela a Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC, 39% das turmas de creches e pré-escolas nos municípios ouvidos não implementaram atividades de leitura e escrita na rotina com as crianças. Momentos de leitura de livros de história foram oferecidos pelos professores em apenas 27% das turmas analisadas, enquanto em mais da metade delas (55%) isso sequer é observado. A pesquisa foi realizada com o apoio do Itaú Social pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), em parceria com o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) da Universidade de São Paulo e o Movimento Bem Maior.

O Leia com uma criança direciona esforços para a sensibilização e a formação de professores e professoras, por meio da oferta de diversos conteúdos sobre leitura, literatura e mediação na página da iniciativa (itausocial.org.br/leiacomumacrianca), além de cursos autoformativos no Polo (polo.org.br), o ambiente virtual de aprendizagem do Itaú Social.

O Leia com uma criança disponibiliza ainda, de forma gratuita e on-line, um acervo com 22 obras em versões audiovisuais acessíveis voltadas para o público com deficiência.

Sobre os livros distribuídos

Os dez títulos disponibilizados nesta edição foram selecionados por meio de processos estruturados que envolveram várias etapas, entre elas a conferência dos critérios técnicos (temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria); a possibilidade de interação de adultos e crianças com os livros, com a ajuda de uma experiência sensorial com famílias de todas as regiões do país; e a avaliação de especialistas e de mediadores de leitura.

priscilacrispi

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em letras pela Roehampton University, do Reino Unido, é subeditora de Educação, Trabalho e Formação Profissional no Correio. Foi repórter e apresentadora da Rádio Nacional e se especializou na cobertura de temas relacionados à infância e adolescência, como direitos humanos e educação. Integra o Colo - Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil.

Posts recentes

FURG recebe primeira cuidoteca da Região Sul para apoiar estudantes com filhos

Iniciativa do governo federal vai oferecer espaço de acolhimento e cuidado infantil dentro da universidade,…

2 semanas atrás

Mais da metade dos municípios tem filas por creches, aponta relatório

Levantamento nacional revela que 52,1% das cidades brasileiras registram filas na educação infantil e revela…

2 semanas atrás

46% das crianças mostram ansiedade ligada ao uso de telas, aponta pesquisa

Levantamento revela que metade das crianças apresentam sinais de sofrimento emocional ligados ao tempo de…

2 semanas atrás

Crianças exaustas: rotina cheia e pouco sono elevam fadiga infantil

Especialistas alertam que longas jornadas na escola, excesso de atividades dirigidas e falta de tempo…

3 semanas atrás

Dezembro Dourado: diagnóstico precoce evita 80% dos casos de cegueira infantil

Campanha reforça importância de consultas regulares, atenção aos sinais de alerta e estímulo ao desenvolvimento…

3 semanas atrás

Inep publica novas regras e critérios para avaliação da alfabetização

O texto destaca a necessidade de fortalecer a comparabilidade, a padronização e o rigor técnico…

4 semanas atrás