Projeto lança livros infantis com dicas de combate ao coronavírus

Compartilhe

Para ajudar crianças em tempos de pandemia, obras digitais gratuitas abordam temas como proteção e higiene pessoal, disciplina escolar e rotina familiar

Devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto brasiliense Sibita Livros Infantis precisou se reinventar. A editora pretendia se lançar ao mercado neste ano, mas a impossibilidade de publicar, imprimir e divulgar as obras fez com que a equipe alterasse a rota dos planos.

O grupo lançou uma pequena coleção de livros com dicas para o enfrentamento da covid-19. A leitura é digital e o download pode ser feito gratuitamente no site da editora.

Já estão disponíveis três livros: Guia do herói contra o inimigo invisível, Guia do estudante contra o inimigo invisível e Guia da família contra o inimigo invisível.

Obras infantis estão disponíveis gratuitamente para download

Sobre a iniciativa

A Sibita é um projeto brasiliense que surgiu do encontro entre dois apaixonados pelo universo infantil e suas possibilidades. Os idealizadores são um pai de primeira viagem e ilustrador profissional e uma relações públicas que gosta de contar histórias. Elder Galvão, pai da Manu, e a autora Soraia Lima se juntaram acreditando no poder transformador da leitura. A editora já começa inserida na corrente do bem que se forma durante a crise de covid-19.

Inspiração especial

Um dos livros teve as ilustrações inspiradas na pequena Júlia, uma menina do interior da Bahia. Em um vídeo, a menina diz que vai “acabar com o coronavírus”, influenciada pela leitura da primeira obra, que aborda o risco de contaminação e como as crianças podem ser as protagonistas (heróis ou heroínas) da própria proteção e higiene pessoal.

O livrinho Guia da família contra o inimigo invisível foi inspirado na Júlia e fala sobre amor, mudanças na rotina familiar e o valor de estar juntos cuidando uns dos outros todos os dias.

Guia da família contra o inimigo invisível, com ilustração inspirada na menina Júlia

Os outros livros do projeto

O Guia do herói contra o inimigo invisível traz informações sobre como não se contagiar pelo coronavírus e como as crianças podem ser heróis e heroínas nessa missão.

Guia do herói contra o inimigo invisível

Dedicada a estudantes, o Guia do estudante contra o inimigo invisível ilustra a importância de estabelecer uma disciplina escolar adequada frente às dificuldades do ensino a distância.

Guia do estudante contra o inimigo invisível

Incentivo à leitura

Além das obras, a Sibita Livros Infantis divulga dicas de incentivo à leitura nas redes sociais. O objetivo é ajudar os pais a despertarem o hábito da leitura nos filhos. As postagens são feitas no Instagram e no Facebook.

Ana Paula Lisboa

Posts recentes

Quase 60 mil escolas não desenvolvem ações de educação ambiental

Curso gratuito orienta professores no retorno às aulas e enfrenta a desinformação climática Quase 60…

6 horas atrás

OMS define, pela primeira vez, o que é bem-estar materno

Novo conceito amplia o olhar sobre a maternidade e vai além da ausência de doenças…

19 horas atrás

Férias: como aproveitar o recesso com atividades lúdicas em Brasília

Especialistas destacam passeios culturais, atividades ao ar livre e brincadeiras em casa como formas de…

4 dias atrás

Férias: Festival ‘Em Cantos’ leva música sensorial a bebês e crianças

4ª edição do evento ocupa o Espaço Cultural Renato Russo e a Escola MIFÁSOL-LÁ, em…

1 semana atrás

Ministério lança curso gratuito sobre cuidados na primeira semana de vida

  Formação gratuita capacita profissionais da atenção básica para o acompanhamento de mães e recém-nascidos…

1 semana atrás

Férias favorecem consumo de ultraprocessados na infância, alerta especialista

Levantamento mostra que 20% dos alimentos consumidos por bebês e crianças pequenas no Brasil é…

2 semanas atrás