Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante precisa ter diagnóstico confirmado da covid-19 há pelo menos 14 dias e atender a alguns critérios
Grupo de profissionais do hospital está fazendo pesquisa sobre os efeitos do coronavírus durante gestação, parto, puerpério e no recém-nascido
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) está fazendo, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), uma pesquisa sobre os efeitos da covid-19 na gestação e no desenvolvimento dos bebês.
Por isso, o hospital está aberto para o atendimento às gestantes que tiveram diagnóstico positivo de coronavírus para pré-natal, parto e acompanhamento da criança.
As mulheres serão avaliadas e acompanhadas por um grupo de profissionais para analisar os efeitos do vírus durante a gestação, parto, puerpério (período pós-parto) e no recém-nascido.
O objetivo é acompanhar 300 gestantes para avaliar, por exemplo, se a covid-19 aumenta o risco de abortamento, parto prematuro, pré-eclâmpsia e malformação fetal e se o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto.
A equipe acompanhará o desenvolvimento dos bebês desde o nascimento até os 5 anos de idade para analisar se o vírus interferiu no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e se aumentou a mortalidade infantil.
Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante deve entrar em contato com o hospital pelo número (61) 2028-5232. É preciso ter, no mínimo, 18 anos e diagnóstico confirmado da covid-19 há pelo menos 14 dias.
Além disso, a mulher não pode ter suspeita ou confirmação de outras infecções congênitas ou doenças crônicas pré-existentes, exceto diabetes e hipertensão.
Curso gratuito orienta professores no retorno às aulas e enfrenta a desinformação climática Quase 60…
Novo conceito amplia o olhar sobre a maternidade e vai além da ausência de doenças…
Especialistas destacam passeios culturais, atividades ao ar livre e brincadeiras em casa como formas de…
4ª edição do evento ocupa o Espaço Cultural Renato Russo e a Escola MIFÁSOL-LÁ, em…
Formação gratuita capacita profissionais da atenção básica para o acompanhamento de mães e recém-nascidos…
Levantamento mostra que 20% dos alimentos consumidos por bebês e crianças pequenas no Brasil é…