Uma das atividades para bebês: até esconder o dedão vira jogo
90% das conexões cerebrais acontecem durante a primeira infância, e é brincando que a criança desenvolve a autonomia, a linguagem e o raciocínio
Por causa da nova dinâmica imposta pela pandemia, que torna mais difícil o convívio social entre crianças, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio do Itaú Social, lançou o Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos. Acesse aqui.
O objetivo não é substituir as aulas, mas ajudar os pais a criarem um ambiente propício para o desenvolvimento, o aprendizado e a diversão durante o contexto de isolamento.
A iniciativa reúne dicas de brincadeiras, sugestões de livros e músicas e até ideias de como abordar o tema da pandemia com as crianças. Os conteúdos são gratuitos e estão organizados por faixa etária. O material é produzido pela equipe da plataforma Tempo Junto.
O fechamento das escolas e o distanciamento social mudaram a rotina de crianças e adultos e apresentaram novos desafios para as famílias, principalmente para aquelas com filhos pequenos. Sem uma rede de apoio, que inclui os avós e a creche, em muitos casos, os pais têm sido os únicos a interagirem com as crianças.
Nessa missão, a brincadeira pode ser uma grande aliada. É por meio de um jogo, de um faz de conta ou de um esconde-esconde que a criança aprende e se desenvolve. As brincadeiras favorecem o raciocínio, estimulam a criatividade e a imaginação e, por isso, são essenciais e devem estar presentes intensamente na rotina da criança durante a educação infantil.
O material foi desenvolvido em ocasião da Semana Mundial do Brincar, mas está disponível para unir, divertir e apoiar as famílias durante e depois da pandemia também. Há atividades disponíveis para diversos dias seguidos de intensa interação separadas por faixa etária.
Levantamento revela que metade das crianças apresentam sinais de sofrimento emocional ligados ao tempo de…
Especialistas alertam que longas jornadas na escola, excesso de atividades dirigidas e falta de tempo…
Campanha reforça importância de consultas regulares, atenção aos sinais de alerta e estímulo ao desenvolvimento…
O texto destaca a necessidade de fortalecer a comparabilidade, a padronização e o rigor técnico…
Ondas de calor, eventos extremos e perda de safras elevam riscos de desnutrição, doenças e…
Com afogamento entre as principais causas de morte acidental na infância, educadoras aquáticas defendem supervisão…