Com a missão de impulsionar o envolvimento das instituições de ensino superior (IES) do Brasil com a temática da primeira infância, a fim de promover melhor desenvolvimento infantil por meio de cidades mais sustentáveis e amigas das crianças e relações de parentalidade mais saudáveis, a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), em parceria com a fundação holandesa Bernard van Leer e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), lança o Desafio Universitário pela Primeira Infância.
Grupos formados por, pelo menos, dois alunos de qualquer graduação e um docente de instituições de ensino superior, particulares e públicas, de todo o país, podem participar e contar ainda com um programa de aceleração durante todo o processo de seleção.
Para se inscrever, basta preencher um formulário on-line, na página do Desafio Universitário pela Primeira Infância, explicando como a iniciativa vai incluir a temática em uma determinada disciplina, curso de bacharelado, licenciatura ou tecnológico em um departamento ou na IES como um todo.
Ao fim, serão escolhidas até três propostas, que receberão o valor de R$ 10 mil cada, como recurso para colocar a iniciativa em prática em 2021. As iniciativas vencedoras ganharão certificado, além de divulgação em canais organizadores e parceiros. Também será oferecida mentoria com os consultores durante o processo de implementação da iniciativa.
As inscrições são gratuitas e vão até 16 de agosto. Durante este período, serão promovidos webinars sobre a temática do desafio, abertos a todos os interessados. As informações estão disponíveis no site do Desafio.
Especialistas alertam que longas jornadas na escola, excesso de atividades dirigidas e falta de tempo…
Campanha reforça importância de consultas regulares, atenção aos sinais de alerta e estímulo ao desenvolvimento…
O texto destaca a necessidade de fortalecer a comparabilidade, a padronização e o rigor técnico…
Ondas de calor, eventos extremos e perda de safras elevam riscos de desnutrição, doenças e…
Com afogamento entre as principais causas de morte acidental na infância, educadoras aquáticas defendem supervisão…
Iniciativa desenvolvida em Belém aplica estratégias baseadas em ABA e CCA para ampliar autonomia e…