Estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo criaram o aplicativo
Sistema desenvolvido pela Poli Júnior leva informações sobre os resultados de exames até 87% mais rápido do que o método tradicional para as mamães em Goiás. A situação da saúde pública no Brasil é sempre preocupante, principalmente quando se trata de mulheres grávidas. Não é incomum que muitas percam os bebês devido a atrasos no atendimento.
Em função deste cenário a, Poli Júnior, empresa júnior formada por alunos de engenharia da Universidade de São Paulo (USP), criaram o aplicativo Teste da mamãe. O app surgiu a partir do desafio proposto por um dos laboratórios de biomedicina de atendimento do Programa de Proteção à Gestante (PPG) do Estado de Goiás.
Operando desde o início do ano gratuitamente, para usuários do sistema Android, o projeto é capaz de entregar as informações para as grávidas até 87% mais rápido do que a maneira tradicional, que conta com filas, horas em pé e desencontro de informações.
Os estudantes desenvolveram o aplicativo com o uso de inteligência artificial capaz de aproximar gestantes dos postos de saúde, dando acesso mais ágil aos resultados dos exames realizados no pré-natal.
Além disso, o sistema conta com informações gerais para tirar dúvidas frequentes sobre a gravidez, para as mamães conseguirem acompanhar o desenvolvimento do bebê de forma mais saudável e humanizada.
O público-alvo são mulheres de baixa renda que moram em locais distantes dos postos de saúde e, como moram no interior de Goiás, têm baixo acesso a informações e não é cômodo realizarem o trajeto de ida e volta entre posto de saúde e suas residências regularmente.
Plataforma anuncia novo material para educadores, expande Conselho Global de Jovens e lança, no Brasil,…
Proposta elimina critério de renda, questiona perícias consideradas humilhantes e afirma que proteção social não…
Proposta prevê que escolas públicas e privadas ofereçam abafadores de ruídos a estudantes autistas para…
Documento simples ajuda na localização e identificação de crianças em caso de desencontro durante blocos…
Conteúdos gerados por IA ampliam riscos de abuso, exploração sexual e danos psicológicos no ambiente…
Proposta em análise na Câmara cria plano nacional para registrar biometria de bebês e mães…