Eu Faço Cultura oferecerá sessão de cinema gratuita para crianças autistas

Compartilhe

O programa Eu Faço Cultura promove exibição gratuita do filme Angry Birds 2 no domingo (20), às 11h, no Kinoplex do Boulevard Shopping Brasília. 105 bilhetes gratuitos para assistir ao filme foram distribuídos, voltados a crianças autistas e seus familiares.

Sala será adaptada para crianças com autismo: as luzesm ficam acesas

Os desdobramentos do autismo impactam a vida social de meninos e meninas com autismo. Ir ao cinema ou ao shopping, por exemplo, pode ser uma tarefa complicada pela falta de conscientização sobre o assunto e pela falta de sensibilidade dos outros com relação ao assunto. Por isso a escolha do programa Eu Faço Cultura por promover a uma sessão de cinema adaptada, chamada de Sessão Azul.

Para receber especialmente o público com distúrbios sensoriais, a sala ficará com as luzes acesas, o som mais baixo e as crianças poderão andar, dançar, gritar e cantar à vontade. Profissionais e especialistas estarão na sala para dar suporte na adaptação ao ambiente, além de auxiliar as crianças e pais que precisarem de apoio.

A proposta foi tão bem sucedida que os ingressos para a sessão já estão esgotados.

O fIlme Angry Birds 2

A animação é uma continuidade do game adaptado ao cinema, em 2016, quando Red, Bomba, Chuck, Matilda e Terence, moradores da ilha dos pássaros, tomam conhecimento da existência da ilha dos porcos. Embora simpáticos, os porcos estavam de olho nos ovos dos vizinhos, gerando desconfiança. A nova aventura mostra os Angry Birds e os vizinhos ainda em provocações, mas eles acabam se unindo porque vão enfrentar um inimigo em comum.

O programa Eu Faço Cultura

É uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal/Fenae e das APCEFs (Associação do Pessoal da Caixa), que têm a participação de milhares de empregados da ativa e aposentados da Caixa, contando com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.

O programa lançado em 2006 busca incentivar o mercado cultural no país, além de valorizar os artistas locais, proporcionando atividades culturais ligadas a diversas formas de arte, para as pessoas sem acesso.

Já foram distribuídos mais de 193 mil ingressos de shows e espetáculos, mais de 34 mil ingressos de cinema e 37 mil livros e CDs. O programa apoiou também 387 produtores culturais em todo o país. Com uma proposta inédita no Brasil, o programa compra produtos/ingressos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui a pessoas de baixa renda com subsídio total do governo federal.

Ana Paula Lisboa

Posts recentes

Mais de 2 milhões de crianças brasileiras não estão em creches, diz estudo

Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos, ou…

4 semanas atrás

Projeto Caravana de Histórias leva literatura a escolas públicas do DF

Nesta terça-feira (2/4), o projeto Caravana de Histórias, que visa difundir a contação de histórias…

1 mês atrás

CLDF aprova lei que fiscaliza recursos destinados à primeira infância

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou a Lei 7.466/2024, de autoria da deputada Paula…

2 meses atrás

8 anos de Marco Legal da Primeira Infância: avanços e desafios

Nesta sexta-feira (8/3), o Marco Legal da Primeira Infância completa oito anos de sua promulgação.…

2 meses atrás

5 benefícios do ensino bilíngue na educação infantil

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma queda significativa em seu ranking global de proficiência…

2 meses atrás

Brasil tem 59% de suas crianças pequenas fora da creche

O Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22/2), revelou que apenas 41% das crianças de…

2 meses atrás