O livro Nascer reúne fotografias de partos humanizados feitas pela fotógrafa Lela Beltrão. São mais de 200 imagens coloridas e em preto e branco, com o intuito de mostrar a importância da mulher como protagonista do trabalho de parto e as consequências que esse momento pode ter na vida do bebê e de toda a família. A publicação está em fase final de elaboração e em campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse
A obra será lançada durante o Simpósio Internacional de Atendimento ao Parto (Siaparto) de São Paulo, em setembro, pela editora Timo, especializada em maternidade. A publicação reúne fotos de mais de 50 trabalhos de parto, em sua maioria normais. Outros foram com anestesia; alguns domiciliares, outros hospitalares ou em casas de parto. Mas todos foram acompanhados por equipes de parto humanizado, no qual a mulher é protagonista do processo e, por isso, deve ser respeitada.
Além das fotos, a publicação conta com reflexões de profissionais que apoiam o parto humanizado, como Ana Cristina Duarte, obstetriz e educadora perinatal; Naoli Vinaver, parteira certificada; Carlos González, doutor em pediatria e autor de vários livros sobre educação, alimentação e saúde infantil; Alexandre Coimbra Correa, psicólogo e terapeuta familiar de casais e grupos; Daniela Leal, doutora em psicologia; entre outros.
O Siaparto ocorrerá entre 5 e 8 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Promovido anualmente, o evento reúne milhares de pessoas interessadas em aprender e mudar os quadros de assistência ao parto latino-americana. O ingresso para participar R$ 850 e pode ser adquirido no site.
Nascer
Autora: Lela Beltrão
Editora: Timo
Debatido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Projeto de Lei…
De acordo com o levantamento, 44% dos 5.569 municípios do país, considerando o Distrito Federal,…
Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos, ou…
Nesta terça-feira (2/4), o projeto Caravana de Histórias, que visa difundir a contação de histórias…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou a Lei 7.466/2024, de autoria da deputada Paula…
Nesta sexta-feira (8/3), o Marco Legal da Primeira Infância completa oito anos de sua promulgação.…