Do CorreioWeb – O governo da Bahia vai realizar um novo concurso público para provimento de 3.460 vagas para o quadro de pessoal de Educação Básica da Secretaria de Educação do estado (SEE/BA). A previsão é que o edital de abertura seja publicado no Diário Oficial do estado até o fim de outubro. A Fundação Carlos Chagas será a responsável pela organização do certame.
Serão 2.796 chances para professor e 664 para coordenador pedagógico. As oportunidades de ingresso serão distribuídas entre a capital e o interior do estado.
Segundo o secretário de Educação, Walter Pinheiro, além das vagas ofertadas, o governo também vai aumentar a carga horária de 262 coordenadores pedagógicos de 20 para 40 horas semanais, com o objetivo de cobrir a totalidade de escolas da rede com coordenação pedagógica. “Isso possibilita uma maior interação e ambientação do professor com a escola, e consequentemente uma melhora do trabalho que é feito”, informou.
Último concurso
Em fevereiro deste ano a SEE/BA realizou três processos seletivos que juntos somavam 1.542 vagas, para contratação por tempo determinado de profissionais de nível médio e superior. A carga horária de trabalho variava entre 20 e 40 horas semanais, e as remunerações de R$ 989,92 a R$ 1.407,14, de acordo com o cargo pretendido e a escolaridade correspondente.
O certame teve prova objetiva para todos os cargos, prova de títulos para o cargo de professor da educação profissional e prova prática para os cargos de brailista, intérprete/tradutor de libras e técnico de atendimento educacional especializado.
As chances eram para os cargos de preceptor de estágio de enfermagem, tradutor/intérprete de libras, brailista, técnico de atendimento educacional especializado, cuidador educacional, instrutor de libras, professor substituto em diversas disciplinas e professor de educação profissional em diversas áreas.