94c69c0760a637fcfa495135f8719e02 PCAL/Divulgação

PCRO contrata banca para novo concurso e edital fica iminente

Publicado em Concursos

O documento que confirma a contratação da organizadora foi publicado no Diário Oficial

Jéssica Andrade – O edital do novo concurso da Polícia Civil de Rondonia pode sair a qualquer momento. A corporação assinou e publicou o extrato de contrato com a banca organizadora nesta segunda-feira (21/3). Com isso, o edital se torna iminente. 

O documento que confirma a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como organizador do novo concurso PC RO foi publicado no Diário Oficial do Estado. 

Segundo o diretor da polícia do interior, Thiago Flores, o lançamento deve ocorrer entre abril e maio. Já José Hélio Pachá, secretário de Segurança do estado, espera que a publicação do documento ocorra ainda neste mês de março. A assinatura do contrato é a última burocracia antes da publicação do documento de abertura. Com isso, o próximo passo é a elaboração e finalização do cronograma do concurso. 

O contrato informa ainda os cargos contemplados, que serão os delegados, médico legista,agente, escrivão, datilografista, técnico de necrópsia, perito e agente de criminalística. Ao todo, cerca de 270 vagas estão previstas para a PC RO. 

Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo. Segundo a corporação, todos os cargos possuem jornada de 40 horas, com dedicação exclusiva.

Conforme os dois últimos concursos realizados pela instituição, em 2009 e em 2014, os candidatos devem ser avaliados por meio de provas, exame de títulos e o curso de formação da Academia de Polícia, além de outras etapas mediante resolução.

“Como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral”, disse a PC RO.

Ainda conforme a instituição, as promoções da atividade da PC RO ocorrem de quatro em quatro anos de efetivo exercício pelos critérios de antiguidade (maior tempo de efetivo exercício na classe) e merecimento (demonstração positiva durante a sua permanência na classe).

Último concurso

A última vez em que a Polícia Civil de Rondônia realizou um concurso público foi em 2014. Na época, foram oferecidas 144 vagas. 

As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio e superior, com ganhos de R$3.332,46 e R$11.213,14, respectivamente.

A seleção foi organizada pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Na ocasião, os candidatos foram avaliados em três fases, sendo elas:

  1. provas objetiva e discursiva, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação de títulos;
  2. prova oral; e
  3. curso de formação.