i17424142700144162 Foto: Divulgação/Governo aeronáutica

Novo concurso da Aeronáutica para admissão de sargentos pode ser lançado a qualquer momento

Publicado em Concursos

O próximo concurso público para admissão de sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser lançado a qualquer momento. Isso porque o Ministério da Defesa e o comando da Aeronáutica divulgaram ,no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12/2), que estão aprovadas as instruções específicas para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos para o primeiro semestre de 2022.

Segundo a assessoria da FAB, trata-se do próximo edital de concurso e as regras serão publicas em breve. Entretanto, ainda não há informações de quantidade de vagas e salários. Para acompanhar o lançamento, basta acessar o link.

Concurso em andamento

A Força Aérea Brasileira encerrou recentemente as inscrições para o exame de admissão para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022. São oferecidas 231 vagas para ambos os sexos.
As chances são para homens e mulheres profissionais nas áreas de administração (60), eletrônica (32), enfermagem (48), eletricidade (20), informática (38), laboratório (8), obras (12), pavimentação (4), radiologia (5) e topografia (4).

Como pré-requisito, é necessário ter ensino técnico completo na área designada e ter entre 17 e 25 anos na data da matrícula do estágio.

Aos matriculados, será oferecida uma bolsa no valor de R$ 1.066. Após a conclusão do EAGS, o profissional, já com título de terceiro-sargento, deverá receber remuneração de R$ 3.825.

Como forma de seleção, o concurso contará com as etapas de prova objetiva, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. Sendo a primeira fase, a prova objetiva já está marcada para 25 de abril. O exame contará com questões sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos das áreas.
As etapas serão aplicadas nos municípios de Belém – PA, Recife – PE, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, São José dos Campos – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Santa Maria – RS, Curitiba – PR, Brasília – DF, Manaus – AM, Porto Velho – RO e Boa Vista – RR.
O estágio de adaptação à graduação é ministrado sob regime de internato militar, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.