Justiça suspende concurso com 350 vagas para a Polícia Civil do Pará

Publicado em Sem categoria

O concurso que seleciona 350 novos servidores para a Polícia Civil do Pará (PCPA) está temporariamente suspenso. A decisão foi do juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Estado, que acolheu a ação do Ministério Público Estadual.

Segundo a liminar, alguns candidatos conseguiram informações sobre a prova de aptidão física antes que as instruções sobre esta avaliação fossem publicadas oficialmente pelo órgão, o que desrespeita os princípios constitucionais da Isonomia e Publicidade, que regem as normas para concursos públicos.

Informações sobre datas, locais e horários de realização das provas deveriam ser divulgadas exclusivamente através do Diário Oficial e do site do Instituto Movens, organizador do concurso. No entanto, alguns candidatos conseguiram, por e-mail, dados privilegiados sobre os testes e repassaram o que souberam a outros candidatos por meio do Fórum CW.

Por isso, o concurso está suspenso até o julgamento do mérito da questão. O juiz Elder Lisboa destaca que “a necessidade de suspensão por ora se impõe, para que, no decorrer da instrução processual, possa o Estado do Pará comprovar que, embora patente a irregularidade, não ficou demonstrado prejuízo às partes envolvidas”.

O concurso oferece oportunidades para os cargos de delegado, escrivão e investigador. Os salários variam de R$ 2.008,80 a R$ 5.219,04. A seleção consta de provas objetivas, prova de capacitação física, exames médicos, exame psicológico, prova oral e investigação criminal e social.

  No Fórum CW a notícia da suspensão do concurso provocou ainda mais tumulto e gerou novas discussões! Tem participantes que concordam e outros que discordam da decisão do juiz de paralisar a seleção. E você, o que acha disso? Comente aqui no blog!