O Governo de Minas Gerais aprovou a realização de um novo concurso público para o cargo de policial penal/agente penitenciário, com previsão de 2.420 vagas. De acordo com o Estado, a comissão organizadora está trabalhando no edital. As informações sobre prazos, salários e demais detalhes ainda não foram disponibilizadas.
A informação também foi confirmada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mário Lúcio Alves de Araújo, durante uma live em rede social do Departamento Penitenciário (Depen-MG).
Segundo ele, a comissão organizadora formada para elaborar a seleção será responsável por realizar os estudos sobre o concurso e o projeto básico para a contratação da banca organizadora.
O general explicou também que, como trata-se de um processo complexo, a publicação do edital pode demorar cerca de um ano. Por isso, espera-se que o documento só seja anunciado em 2021.
Última seleção
A última seleção do Departamento Penitenciário de MG foi realizada em 2018, com o objetivo de selecionar 4.000 candidatos para o exercício da função de Agente de Segurança Penitenciário. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$4.098,45.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBCF) foi a empresa responsável pela execução do processo seletivo.