Jéssica Andrade – O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de um novo concurso para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). A seleção será para recompor o quadro efetivo de funcionários. A informação foi dada pelo próprio governador, durante o evento de celebração dos 75 anos do Departamento, dia 15/12. A Câmara ainda anunciou a reestruturação salarial do Departamento a partir de 2022.
“Com seus 75 anos, o DER tem um simbolismo e uma fortaleza muito grande, que queremos cada vez mais resgatar. Através do Plano Retomada, estamos tendo oportunidade de fazer obras como há muito tempo Pernambuco não via, principalmente de infraestrutura e rodovias, e nada disso seria possível sem este órgão”, afirmou a autoridade.
Os próximos passos até o edital
Com o aval do governador, o próximo passo será a formação de uma comissão que será responsável por seguir com os preparativos para a realização do concurso. Servidores serão designados para realizar um estudo da necessidade de reposição e apontar quais cargos devem ser ofertados no edital. Com isso, será possível elaborar o projeto básico do concurso.
Esse documento, conhecido como projeto base, funciona como um espelho para o edital e traz informações importantes, como vagas, cargos, salários, etapas de seleção e cronograma.
Em seguida, o DER-PE poderá iniciar a licitação para escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.
Após a contratação da banca, o cronograma é finalizado e o edital pode, enfim, ser publicado.
O DER tem, hoje, 811 funcionários, com nenhum engenheiro na ativa e mais de 400 servidores aguardando pela aposentadoria. Diante desse cenário, a abertura do concurso é urgente e necessária para recompor o quadro de pessoal. A abertura do concurso está prevista para o início de 2022, com a chamada imediata de aprovados.