279dcb45-9917-453f-9114-83adc48b2b4b Foto: Divulgação/PRF Polícia rodoviária federal

Concurso PRF: Diretor-executivo fala que autorização está muito próxima mas ainda faltam ajustes

Publicado em Concursos

Em live realizada nesta sexta-feira (4/12), o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Hott, afirmou que a autorização oficial do concurso que viria hoje ainda não acontecerá. “O pessoal estava aí levantando a hipótese de uma publicação da autorização hoje (nós estamos bem perto disso), temos ainda alguns fluxos para finalizar junto à Secretaria de Orçamento Federal, para que essa publicação possa sair”, explicou.

Entretanto, o diretor lembrou que, ainda na noite da última quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro reiterou o fato de que a autorização política para a realização do concurso PRF já está tomada e de que esses atos devem ser publicados nos próximos dias, chegando a dizer que os editais estão prontos.

“Isso causou uma ampliação do nível de ansiedade nos candidatos. Então, quando a gente tá na posição de candidato, a gente fica atento a algumas questões que são de relevância, mas que não são decisivas para o processo do concurso. O presidente já disse que está autorizado, que a decisão já está tomada e ainda tem candidatos esperando a autorização sair para começar a estudar“, falou.

Hott ressaltou também que os candidatos precisam se preparar, sem preocupações com burocracias. “Eu sempre tenho dito, a preocupação de vocês deve ser estudar. A publicação da autorização, a publicação do edital, algumas questões burocráticas é a nossa preocupação. A de vocês é estar preparado para realizar a prova”.

Ainda nesta semana, Hott também explicou que o cronograma inicial será um pouco ajustado mas que ainda será possível manter todo o fluxo do concurso ao longo o próximo ano para que as nomeações sejam feitas no final de 2021 ou em janeiro de 2022. “Saindo a autorização, ao longo do fim de semana nós já submetemos o projeto básico para contratar a organizadora”, disse.

O diretor disse ainda que a corporação tem o compromisso do governo federal de finalizar 2022 com a totalidade das vagas na PRF preenchidas e para isso, será necessário prover aproximadamente 2.000 novos cargos, a depender do número de aposentadores e vacâncias que forem saindo ao longo deste tempo.

Leia mais: Bolsonaro afirma que editais de concursos da PF e PRF estão prontos