A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro utilizou as redes sociais, na última sexta-feira (21/5), para anunciar os nomes dos integrantes da banca examinadora de Direito Constitucional para o concurso de delegado.
Os membros titulares são o delegado de polícia, Marcos Antônio Neves Pereira; o procurador da Procuradoria Geral do Estado, Felipe de Melo Fonte; e o promotor de Justiça, Suavei Lai. Já os membros suplentes são os delegados de Polícia Luiz Marcelo da Fontoura Xavier e Maurício Mendonça.
Diferente de outros cargos, o concurso para delegado é formado por uma banca própria com professores, profissionais e especialistas que atuam na área. Os membros ficam responsáveis por formular o conteúdo a ser cobrado nas provas.
A formação das bancas examinadoras de Direito e Processo Penal também já foram divulgadas. Como os editais ainda não foram publicados, não há informações oficiais sobre a quantidade de vagas a serem ofertadas neste concurso. Apesar disso, um decreto publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, do dia 26 de abril, autorizou 400 vagas para a corporação. Confira a divisão:
- 200 vagas para Investigador Policial;
- 100 vagas para Inspetor de Polícia;
- 50 vagas para Delegado de Polícia;
- 25 vagas para Perito Legista;
- 10 vagas para Auxiliar Policial de Necropsia;
- 10 vagas para Técnico Policial de Necropsia;
- 5 vagas para Perito Criminal.
A expectativa é de que as provas sejam aplicadas ainda no segundo semestre deste ano.