Comissão rejeita criação de cargos comissionados em ministérios e no Banco Central

Publicado em Concursos Públicos

 

17/11/2015 Crédito: Ananda Borges/Camara dos Deputados. Sessão para Deliberação dos dispositivos pendentes de apreciação, referentes aos Vetos Presidenciais nºs 21, 25, 26, 29, 31 e 33, de 2015.
Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados

 

Da Agência Câmara

 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou o Projeto de Lei PL-5230/2009, do Poder Executivo, que cria 28 cargos em comissão no Ministério da Fazenda e no Ministério da Integração Nacional, além de oito funções comissionadas no Banco Central do Brasil.

 

O parecer do relator, deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), foi pela rejeição da proposta, “por sua absoluta impertinência”, em face do quadro atual da economia brasileira. “O momento atual, de grave crise financeira, retração da economia e aumento da inflação, requer a imediata redução de gastos e o enxugamento da máquina pública”, disse.

 

Além disso, segundo Vilela, “a taxa de fiscalização pretendida revela-se descabida, já que as verbas que deveriam pertencer às agências reguladoras têm sido recolhidas a um caixa único do Tesouro Nacional, que as destina ao superavit primário das contas do governo, e não as remete aos seus legítimos destinatários”.

 

De caráter conclusivo, o projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.